Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Torneio de arremesso de celular alerta sobre descarte correto de eletrônicos


Christian Rizzi/Gazeta do Povo / Torneio ocorrido em Foz fez um importante alerta à população sobre o descarte correto de aparelhos eletrônicosTorneio ocorrido em Foz fez um importante alerta à população sobre o descarte correto de aparelhos eletrônicos
CONSCIENTIZAÇÃO

Torneio de arremesso de celular alerta sobre descarte correto de eletrônicos

Quinta edição do evento, que ocorreu em Foz do Iguaçu, arrecadou mais de 400 celulares e 20 notebooks, que serão destinados à reciclagemA 5ª edição do Torneio Sul-Americano de Arremesso de Celular e o 4º Torneio Mundial de Arremesso de Notebook, realizados neste domingo (16) em Foz do Iguaçu, na região oeste, fez um importante alerta à população sobre o descarte correto de aparelhos eletrônicos. Para participar, cada competidor tinha que doar dois quilos de alimentos e levar o aparelho a ser arremessado pelos ares.
No Arremesso de Celular, na categoria masculina, o primeiro lugar ficou com Ricardo Borges de Oliveira, com 99,17 metros. Já no feminino, Anieli Maria Alves atingiu a marca de 63,26 metros. “É a primeira vez que participo do torneio e fico muito feliz, por ter ganhado e por ter aprendido mais sobre o descarte correto do lixo eletrônico”, comemorou Ricardo Borges, de 19 anos.
Christian Rizzi/Gazeta do Povo
Christian Rizzi/Gazeta do Povo / Cerca de 400 celulares foram coletados durante o eventoAmpliar imagem
Cerca de 400 celulares foram coletados durante o evento
E se o objetivo da competição era mesmo conscientizar a população, na família de Valdir Rinaldi deu certo. Ele levou os filhos Pedro e Carolina, de 13 e 11 anos para competirem. “Viemos para brincar, mas sabemos que os celulares que estavam guardados lá em casa numa gaveta não podiam ser simplesmente jogados na lixeira de casa, e aqui encontramos a maneira certa de descartá-los”, revelou Rinaldi.
Já a competição de Arremesso de Notebook, a única no mundo neste formato, arrecadou 20 computadores para descarte e teve como vencedor Calixto Adelino Junior, que atingiu 34,41 metros. “O objetivo das competições não é quebrar recordes, mas sim conscientizar a população sobre os perigos do descarte do lixo eletrônico de forma incorreta”, destacou o coordenador do evento, Gabriel Santos.
Além dos 20 notebooks arrecadados, a organização recebeu mais de 400 celulares, mas, sem antes, serem arremessados pelos competidores. A empresa iguaçuense, Krefta Tecnologia em Serviços ficou responsável por receber esses materiais e dar a destinação correta. “Primeiro vamos separar os aparelhos por tipo e componentes e, depois, vamos encaminhar para empresas de reciclagem em São Paulo, Curitiba e Cascavel”, explicou a engenheira ambiental da empresa, Gabriela Krieger.
Descarte consciente
Os iguaçuenses que não puderam participar do evento, mas têm em casa algum aparelho eletrônico sem uso, podem entrar em contato com a empresa Krefta Tecnologia, pelo telefone (45) 3028-6200, e receber orientações sobre o descarte do lixo eletrônico.
Segundo a engenheira ambiental, Gabriela Krieger, a partir de 2014 deve entrar em vigor no Brasil uma lei que regulamenta o descarte correto de lixos eletrônicos em todos os municípios do país. A ideia é proibir que qualquer material reciclável se misture com o lixo doméstico nos aterros sanitários.
“Essa regulamentação vai contribuir e muito com o meio ambiente e com a saúde dos seres humanos, pois sabe-se que os equipamentos eletrônicos contêm metais pesados em sua composição e que esses resíduos, quando expostos ao meio ambiente causam sérios dados à saúde, tanto dos seres humanos, quanto das plantas e animais”, completou.

Nenhum comentário: