Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

sábado, 15 de setembro de 2012

Ibope mostra Ratinho e Ducci em empate técnico


Atual prefeito tem 31% das intenções de voto, contra 30% do candidato do PSC. Gustavo Fruet (PDT) aparece em terceiro, com 16%.

Os números da nova pesquisa Ibope/RPCTV, divulgados ontem, apontam empate técnico entre os candidatos à prefeitura de Curitiba Ratinho Jr. (PSC) e Luciano Ducci (PSB). O atual prefeito e candidato à reeleição tem 31% das intenções de voto, enquanto Ratinho aparece com 30%. Na última pesquisa Ibope, divulgada no dia 24 de agosto, Ducci tinha 23% das intenções de voto e Ratinho, 28%.
Gustavo Fruet (PDT) aparece em terceiro lugar no levantamento divulgado ontem, com 16%, eRafael Greca (PMDB) está com 8%. Na pesquisa anterior, Fruet tinha 21% das intenções e Greca tinha 6%. Brancos e nulos somam 5%, e em agosto eram 10%; não souberam ou não opinaram são 8%; no levantamento anterior, eram 12%. Os demais candidatos tiveram 1% cada ou não pontuaram.

O Ibope também pesquisou três possíveis cenários para o segundo turno em Curitiba. No primeiro, Ratinho Junior tem 41% das intenções de voto contra 38% de Luciano Ducci. No segundo cenário, Ratinho tem 42% dos votos e Fruet, 31%. Na última simulação, a disputa é entre Ducci, que tem 43% das intenções, e Fruet, que apresenta 31%.
Segundo turno e rejeição
Entre os índices de rejeição, Rafael Greca tem 23%, Luciano Ducci 20% e Ratinho Junior tem 17%. 18% dos entrevistados não votariam em Alzimara Bacellar, 16% em Bruno Meirinho, 14% em Carlos Moraes e 14% rejeitam Avanílson Araújo. Gustavo Fruet tem um índice de rejeição de 9%. 18% dos pesquisados disseram que poderiam votar em qualquer um dos candidatos e 9% não souberam ou não responderam.
Análise
Para o diretor do instituto Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, o resultado não indica mais um “sinal vermelho” para Fruet, mas “preto”. “O ‘sinal laranja’ era para o Ducci, agora é para o Ratinho”, diz.
Hidalgo também comentou a pesquisa Datafolha divulgada anteontem, quando Ratinho teve 32% das intenções de voto, Ducci 26% e Fruet 16%. “Ratinho cresceu fora da margem de erro, Ducci está estável e Fruet caiu fora da margem de erro”, aponta. O diretor ressalta que não se podem comparar resultados de pesquisas de institutos diferentes, como o Ibope e o Datafolha, mas que isso modifica o ânimo das campanhas (a pesquisa Datafolha divulgado em 13 de setembro ouviu 958 eleitores e foi registrada com o número 00148/2012. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais.).

Nenhum comentário: