Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

quarta-feira, 7 de março de 2012

Bebês de Curitiba farão teste do coraçãozinho

Teste auxilia no diagnóstico precoce de cardiopatia congênita, que afeta oito em cada mil bebês; maternidades da rede pública farão a avaliação a partir desta quinta-feira (8)
07/03/2012 | 16:10 | Gazeta do Povo
 
Os bebês que nascerem nas maternidades da rede pública de Curitiba a partir desta quinta-feira (7) farão o “Teste do Coraçãozinho”, oximetria de pulso que auxilia no diagnóstico precoce de cardiopatia congênita. O problema de saúde afeta oito em cada mil nascidos.
A novidade será implantada na data em que o programa de atenção materno-infantil Mãe Curitibana completa 13 anos, em uma cerimônia no auditório do Hospital do Trabalhador. O Hospital já recebeu dois instrumentos para uso exclusivo nos bebês.
Teste
O “Teste do Coraçãozinho” é realizado entre 24 e 48 horas após o nascimento para medir a concentração de oxigênio e verificar a circulação de sangue no organismo do bebê. O equipamento é conectado ao pé e à mão direita do recém-nascido e o resultado é considerado normal se o nível de oxigenação for maior ou igual a 95% em ambas as extremidades.
Caso o resultado seja menor do que 95% de oxigenação ou haja uma diferença maior ou igual a 3% entre o dedo da mão e o do pé, o teste é repetido no período de 1 hora. Se o resultado persistir, o bebê é submetido a exames e passa a receber acompanhamento cardiológico.
O resultado do exame é anexado na Caderneta de Saúde da Criança, como já ocorre com os testes do olhinho (para verificar a visão), do pezinho (que verifica doenças congênitas) e da orelhinha (de audição).

Informações: (41) 3321-2714

Nenhum comentário: