Cabos de fibra óptica se romperam em Quatro Barras e Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba, afetando o serviço no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; sistema começou a ser restabelecido no meio da tarde.
O rompimento de cabos de fibra óptica em Quatro Barras e Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba, afetou a conexão de internet em cidades do Paraná, inclusive a capital, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, nesta quarta-feira (25). Usuários de diversas operadoras emCuritiba, Londrina e Maringá, entre outras, tiveram problemas na conexão banda larga e 3G desde o fim da manhã, além de dificuldades no uso de telefones celulares.
A informação é da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que confirmou, por volta das 17 horas, que o rompimento afetou de forma diferenciada várias operadoras de telefonia fixa e móvel, além de causar impacto nas chamadas telefônicas e no acesso à internet. Ainda não há a confirmação pelos técnicos da agência sobre a causa da falha e do número de usuários afetados.
Falha na internet não afeta envio de declarações do Imposto de Renda
O apagão que afetou a conexão de internet e de telefones celulares na tarde desta quarta-feira (25) em quase todo o Paraná e outras cidades da região Sul do país não afetou de forma significativa a reta final da entrega das declarações de Imposto de Renda no estado.
Causa do apagão ainda é desconhecida, diz Anatel
A causa da pane que deixou usuários do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul com instabilidade nas conexões de internet e telefone celular na tarde desta quarta-feira (25) ainda é desconhecida, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A informação de que cabos de fibra óptica teriam se rompido em Quatro Barras e Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, é preliminar e não foi oficialmente confirmada pelos técnicos da agência. O motivo real da pane deve ser divulgado pela Anatel nesta quinta-feria (26).
A informação dada inicialmente por fornecedores de fibra óptica às operadoras telefônicas era de que o rompimento teria sido em Cotia, em São Paulo, e que pelo menos três cabos teriam sido rompidos.
A Copel informou que cerca de 1,5 mil clientes corporativos da companhia ficaram sem conexão com a rede.
No meio da tarde, por volta das 15h30, a conexão de celular e internet de alguns usuários começou a ser restabelecida. No final desta quarta-feira, as operadoras informaram que todo o sistema foi restabelecido.
Operadoras telefônicas
A TIM confirmou na tarde desta quarta-feira que houve problemas de conexão com grande parte dos usuários, mas ainda não há informações do número de clientes afetados. A assessoria de imprensa da TIM explicou que os códigos dos chips dos aparelhos celulares são cadastrados em regiões diversas do país - e não só na cidade em que o aparelho foi cadastrado - para que, em caso de uma pane geral, por exemplo, alguns usuários consigam estabelecer conexão tanto de internet quanto telefônica.
Às 17 horas, em nota, a operadora informou que os clientes da região Sul "podem ter encontrado dificuldades para utilizar os serviços de voz e dados da operadora, devido a um triplo rompimento de fibra óptica da rede de transmissão que interliga os sistemas desses Estados com o restante do Brasil". Segundo a TIM, o sistema voltou ao normal às 16h30.
A OI informou que não houve registro de problemas entre seus usuários.
Em nota, a Telefônica/VIVO explicou que por volta das 13h, alguns clientes de Paraná e Santa Catarina "podem ter encontrado dificuldades na utilização dos serviços de voz e dados da empresa, devido a rompimentos de cabos de fibra óptica contratados de terceiros". Segundo a operadora, a situação foi normalizada às 15h40.
Em nota, a GVT informou que o serviço de banda larga dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul apresentaram lentidão desde o início da tarde e que o sistema foi normalizado às 16h30. A GVT recomendou aos usuários que ainda encontravam dificuldades de acesso que desligassem e ligassem novamente o computador e modem para garantir que a navegação fosse normalizada. Clientes podem esclarecer dúvidas pelo telefone 103 25, da Central de Atendimento.
Segundo a CLARO, em nota, "uma instabilidade causada por uma falha na rede de transmissão de um fornecedor pode ter afetado parte de seus assinantes no Paraná a partir das 13h25" desta quarta-feira.
Tráfego da internet
Às 15h21, o site da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, que possui um sistema para visualização em tempo real da utilização do tráfego de internet da sua rede - que conecta instituições de ensino de todo o país -, mostrava uma falha em um backbone entre São Paulo e Paraná (na foto, a linha preta). Perto das 16 horas, o tráfego havia retornado ao normal. Veja imagem abaixo:
Interatividade
Você foi afetado pelo apagão de internet e celular na tarde desta quarta-feira? Mande seu relato.
Você foi afetado pelo apagão de internet e celular na tarde desta quarta-feira? Mande seu relato.
Comentários
DANIEL SANTOS CARNEIRO | 25/04/2012 | 19:15
Meu telefone é TIM e desde as 12:30 estou sem serviço no aparelho e até agora nada. Estou no aguardo.
Marco Odia | 25/04/2012 | 18:56
O pior mesmo foi o problema nas linhas de celular, que acarretaram a impossibilidade de vendas com cartões de debito e credito. Quero saber quem vai arcar com o prejuíso da gente.
Marcelo | 25/04/2012 | 18:54
Perto das 17:00hs o sinal da Tim tinha sido restabelicido, mas voltou a cair às 18:00hs e não voltou até agora, 18:50hs.
Thiago Martins Rodrigues | 25/04/2012 | 18:48
Os problemas, para mim, se iniciaram as 12:00 horas. Fiquei sem internet e sem celular (tim). Essa é a segunda vez que esse isso ocorre, em 2010 a OHL rompeu a fibra e a redundancia deixando sul do pais sem comunicaç?o. É bizarro saber que a empresa que é responsavel pela fibra, teve a capacidade de colocar o cabo principal e redundância no mesmo lugar!! só aqui mesmo né ANATEL!!
maurico | 25/04/2012 | 18:48
Estive em varias agencias da caixa pra efetuar pagamento de boletos com vencimento hj, todas as agencias estavam sem sistema! O total das contas passa dos R$ 10.000,00, e agora quem que vai arcar com os juros e multas que com certeza vão ser cobrados? BRASIL! A PALHAÇADA CONTINUA!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário