Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Para os miúdos gostarem de ler


Hugo Harada/Gazeta do Povo /
ESPAÇO

A Livraria Descobridores, especializada em literatura infantil de Portugal e de suas colônias, traz a Curitiba uma infância com sotaque lusitano.

Os irmãos Marco e Sofia Vieira Busetti têm apenas 7 e 4 anos, respectivamente. Mas, sem querer, acabaram levando seus pais, Marco Antônio e Rossana, a fazer uma aposta importante: abrir, em Curitiba, uma loja especializada em literatura infantil, com livros publicados por editoras de Portugal e de suas ex-colônias. Um negócio original, intrigante, porém arriscado.
Toda essa história começou quando Marco Antônio, professor da PUCPR e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), de 47 anos, embarcou com a mulher e os filhos pequenos para Lisboa, onde iria cursar, durante um ano, um programa de pós-doutorado em Engenharia de Produção no Instituto Superior Técnico. Ao chegar à capital portuguesa, se instalaram em um apartamento no bairro Parque das Nações, à beira do Rio Tejo.
Hugo Harada/Gazeta do Povo
Hugo Harada/Gazeta do Povo / Os irmãos Marco e Sofia Vieira Busetti: curiosidade literáriaAmpliar imagem
Os irmãos Marco e Sofia Vieira Busetti: curiosidade literária
Prateleira
Apostando na valorização de livros publicados originalmente em língua portuguesa e na tentativa de estreitar os laços entre os países que fazem parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a Descobridores dispõe de títulos como:
• Debaixo do Arco-íris Não Passa Ninguém, do angolano Zetho Cunha Gonçalves, ilustrado pelo moçambicano Roberto Chichorro.
• O Beijo da Palavrinha, de Mia Couto e ilustrado por Malangatana, ambos de Moçambique.
• O Filho do Vento, de José Eduardo Agualusa, com ilustrações de António Ole, ambos de Angola.
Premiados
No acervo da Descobridores, criteriosamente selecionado, constam títulos premiados nos principais eventos nacionais e internacionais de literatura, como: a Bologna Children’s Book Fair (Itália), a Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha), o Prêmio Compostela para Álbuns Ilustrados (Espanha), o CJ Book Festival (Coreia do Sul), além de títulos premiados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, seção brasileira do International Board on Books for Young People (IBBY).
Braille
Para crianças deficientes visuais, há títulos em braille, como O Livro Negro das Cores, de Menena Cottin, premiado na Feira de Bologna, na categoria New Horizons, em 2007, publicado pela editora Bruaá, de Portugal. Em breve, outros títulos em braille serão incluídos no acervo.
Bilíngues
Além de várias edições nacionais bilíngues, a Descobridores dispõe de títulos em mais de um idioma lançados por editoras portuguesas. Confira alguns deles:
• Azul Blue Bleu, de Gémio Luis e Eugénio Roda (português, inglês e francês).
• O Metrô Vem Correndo, de Dong-Jun Shin (português e coreano).
Na esquina da nova residência da família, havia uma livraria chamada Cabeçudas, especializada em obras infantis, que logo se tornou o local favorito de Marco e Sofia em toda a cidade, uma espécie de refúgio lúdico onde as crianças liam, se divertiam e interagiam com outros miúdos lisboetas.
Navegadores
A mãe, Rossana, 44, que leciona há anos no curso preparatório de professores do Colégio Sagrado Coração de Jesus, antigo magistério, ficou muito interessada pelo recém-despertado interesse de Marco e Sofia, fascinados com os livros e suas belas encadernações, e instigados pela atmosfera ao mesmo tempo aconchegante e alegre da Cabeçudas. Assim nasceu o projeto da Descobridores.
Inaugurada no último dia 18 de abril no coração do bairro Batel, à Rua Coronel Dulcídio, a livraria – a poucas quadras de outro espeaço literário voltado ao público infantil, a Bisbilhoteca, na Carlos de Carvalho – recebeu esse nome por dois motivos. Um, em homenagem à temporada lusa dos Busetti em 2011, conta Marco Antônio, diz respeito ao glorioso passado dos portugueses, navegadores visionários e desbravadores de novas fronteiras quando o mundo entrava em expansão no Renascimento. O outro, por conta do espírito fuçador e curioso das crianças, sempre em busca de algo a decifrar, a experimentar.
Nas estantes da Desco­bri­dores, além de obras de literatura infantil publicadas por editoras brasileiras, de autores nacionais e estrangeiros, pais e filhos vão encontrar um número substancial de títulos lançados em Portugal e trazidos, junto com quase todo o mobiliário da loja, da terra de Luís de Camões (leia mais no quadro ao lado). A caminho também estão livros de Moçambique e Angola, já encomendados de editoras desses países. “Nossa exigência fundamental é que sejam obras de literatura, e não meros produtos comerciais”, diz Rossana.
Em um espaço pensado para os pequenos, onde toda a decoração convida à brincadeira, mesmo quando o assunto são as letras, o visitante mais curioso vai encontrar títulos bastante inusitados, capazes de ir parar na biblioteca de qualquer marmanjo, mesmo os que não tenham crianças em casa. Entre eles, uma bela edição de O Silêncio da Água, de José Saramago, vencedor do Nobel de Literatura, com ilustrações de Manuel Estrada, e publicada pela casa portuguesa Caminho.
Talvez maior surpresa, no entanto, cause uma coloridíssima Antológia Poética, assinada pelo poeta português Manuel Maria de Barbosa l’Hedois du Bocage (1765 –1805), mais conhecido pelo teor picante e erótico de seus textos. O livro, ilustrado por André da Loba, é da editora K de Livro, responsável por outra antologia, com desenhos de Pedro Proença, de outro grande poeta lusitano, Fernando Pessoa, também disponível na loja, onde, segundo os donos, tudo está à venda. Dos brinquedos aos livros, passando por um irresistível móbile com várias imagens do próprio poeta do desassossego.
Serviço:
Livraria Descobridores 
R. Coronel Dulcídio, 540 – Batel, (41) 3046-0444. De terça-feira a sábado, das 10 às 19 horas, e aos domingos, das 14 às 18 horas.

Nenhum comentário: