Os atos englobam funcionários e professores das universidades federais e de outros órgãos, como o Incra, INSS e o IBGE
PARALISAÇÃOServiços da UFPR funcionam parcialmente por causa da paralisação nesta quarta
RUs da UFPR não abrem nesta quarta. Outros serviços, como bibliotecas e laboratórios, funcionam parcialmente. Ainda não havia informações sobre o número de cursos sem aulas.
Servidores federais fazem um dia de paralisação nesta quarta-feira (25). Os atos englobam funcionários e professores das universidades federais e de outros órgãos, como o Incra, INSS e o IBGE. Protestos de servidores devem ocorrer em todo país nesta quarta.
Alguns cursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) não têm aulas nesta quarta-feira, de acordo com a Associação dos Professores da UFPR (Apufpr). A entidade ainda não tinha o balanço de quantos cursos suspenderam as atividades nesta quarta.
Os restaurantes universitários (RUs) da UFPR também não funcionam nesta quarta-feira (25), de acordo com o Sinditest, sindicato que representa os servidores técnicos-administrativos.
A assessoria de imprensa da UFPR confirmou que os RUs não abrem nesta quarta. Outros serviços, como bibliotecas e laboratórios, funcionam parcialmente. Ainda não havia informações sobre o número de cursos sem aulas.
Protestos
Servidores federais de 31 entidades e professores de quatro universidades (UFPR, UTFPR, Universidade Federal da Integração Latino-Americana e Instituto Federal do Paraná) participaram de uma passeata da Praça Santos Andrade até a Boca Maldita nesta manhã. O ato estava previsto para começar às 10 horas, mas foi iniciado por volta das 10h40.
Os manifestantes trafegavam pela Rua Marechal Deodoro e o trânsito estava lento, por volta das 10h50. O trânsito ficou bloqueado no cruzamento com a Barão Rio Branco por 10 minutos.
O grupo chegou à Boca Maldita, por volta das 11h20, e discursos eram feitos para chamar a atenção da população para a paralisação.
Em outro protesto, no Guabirotuba, o trânsito foi bloqueado no cruzamento da Rua Alcides Terezio de Carvalho, com a Avenida Senador Salgado Filho, por volta das 10 horas. O trânsito estava lento na região, por volta das 11h50, de acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito.
Reivindicações
Os servidores técnico-administrativos da UFPR reivindicam reajuste salarial de 22,5% e implantação de um período para a negociação coletiva.
A mobilização se repetirá nos dias 9 e 10 de maio e poderá culminar em uma greve nacional - caso o governo ignore o pedido e não se disponha a negociar essa e outras reivindicações da categoria.
INSS
Os serviços do INSS em Curitiba funcionam normalmente nesta manhã, de acordo com a assessoria de imprensa do órgão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário