Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Cratera é formada na Rua Rio Grande do Norte

A Prefeitura e a Defesa Civil notificaram os proprietários de alguns imóveis nas proximidades da cratera para desocupação dos espaços
Crateras podem ser formadas em áreas de fragilidade no solo kárstico.
Crateras podem ser formadas em áreas de fragilidade no solo kárstico.

Na esquina das ruas Rio Grande do Norte e Ceará, no bairro de Tranqueira, devido às fortes chuvas ocorridas nos últimos dias 25 e 26 deste mês, uma cratera se abriu no local. A Prefeitura interditou a rua e com o apoio da Defesa Civil, notificou os proprietários de alguns imóveis nas proximidades da cratera para desocupação dos espaços por uma questão de segurança.
De acordo com Rogério da Silva Felipe, geólogo da Mineropar, a cratera pode ser considerada uma dolina, ou seja, um colapso do Karst. Cerca de 80% do município de Almirante Tamandaré está sob área de influência do Aquífero Karst sendo que algumas áreas apresentam maior fragilidade para formações dolinas do que outras. Por se tratar de uma rocha solúvel, como explica o geólogo, com a grande quantidade de chuva, a água penetra no solo, o qual perde sua aderência e desaba.
“As rachaduras estão aumentando no local e a Prefeitura irá depositar camadas de pedra e terra no local conforme orientação da Mineropar repassada na tarde do dia 27 à Secretaria”, destaca o secretário de obras Dilaor Machado, alertando ainda a população para que consulte o departamento de urbanismo da Prefeitura antes de construir, verificando assim as áreas de risco mapeadas no município.


Nenhum comentário: