Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Ampliação do Aeroporto Afonso Pena fica para o ano que vem


Henry Milleo/Gazeta do Povo / Atualmente estão em execução no Afonso Pena as obras de expansão do pátio de aeronaves e do terminal de cargasAtualmente estão em execução no Afonso Pena as obras de expansão do pátio de aeronaves e do terminal de cargas
AVIAÇÃO

Ampliação do Aeroporto Afonso Pena fica para o ano que vem

Infraero revê cronograma e admite que terminal continuará em obras durante a Copa de 2014. Atraso se deve a cancelamento de licitação.
Sinal de alerta
Representantes da área de turismo estão preocupados com o atraso nas obras de ampliação do aeroporto:
“Queremos que o hóspede tenha uma experiência agradável desde o momento em que pisar na nossa cidade. Qualquer atraso nas obras já previstas é prejudicial, pois a ampliação do terminal de passageiros e outras intervenções são cada vez mais urgentes.”
Henrique Lenz César Filho, presidente da Associação Brasileira de Hotéis no PR.
“Atualmente, o aeroporto já conta com diversos problemas, que podem ser agravados durante a Copa. Nossa preocupação não é apenas com o período da Copa e sim com o dia a dia das operações do aeroporto, que afeta toda a nossa cadeia turística.”
Celso Tesser, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens no PR.
Tribunal de Contas
Todas as 12 obras do PAC da Copa na Grande Curitiba estão atrasadas
O atraso na ampliação do terminal de passageiros do Afonso Pena não é a única preocupação de autoridades e entidades­­ do setor quanto às obras de infraestrutura previstas para o Mun­­­­dial de Futebol de 2014. Um relatório elaborado pela Co­­mis­­são de Fiscalização da Copa 2014 do Tribunal de Contas do Es­­tado do Paraná (TCE) revela que todas as 12 intervenções de mobilidade urbana previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Co­­pa pa­­ra Curitiba e Região Me­­tro­­politana estão atrasadas.
Em si­­tu­­ação semelhante à do aeroporto, as obras do Cor­­re­­dor Aeroporto/Ferroviária, de re­­vitalização da Avenida Ma­­rechal Floriano e do Corredor Metropolitano não têm todos os projetos concluídos e estão ameaçadas de não ficarem prontas até a Copa.
Não bastasse o risco de atrasos, o custo total das obras prati­­ca­­men­­te dobrou desde que governo e prefeitura assinaram a Matriz de Responsabilidade do evento, em 2010. Na época, a estimativa chegava a R$ 581 milhões, incluindo a reforma da Are­­na da Baixada. Segundo o le­­vantamento do TCE, o montante necessário agora pode chegar a R$ 982,1 milhões – sem contar eventuais aditivos. (RW)
580,7
mil passageiros por mês foi o mo­­vi­­mento médio registrado ano pas­­sado no Aeroporto Afonso Pena. O nú­­me­ro coloca o terminal na 8ª co­­lo­­cação do ranking de via­­jan­­tes transportados nos 12 aero­­portos da Copa de 2014. A efeito de comparação, o Aero­porto de Gua­­ru­lhos (SP) recebeu, em média, 2,5 milhões de passageiros por mês no mesmo período.

Prevista inicialmente para começar neste mês, a ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, deve ter início somente em 2013, no fim do primeiro semestre. A mudança no cronograma fará com que o terminal aéreo continue em obras durante a Copa de 2014, em junho, quando 160 mil turistas estrangeiros chegarão à cidade.
A Matriz de Respon­sa­bi­lidades assinada em 2010 entre governo do estado, município e União, visando à preparação para a Copa, chegou a prever o começo das obras que vão dobrar a capacidade de passageiros atendidos no Afonso Pena para janeiro deste ano. No entanto, a intervenção depende de uma nova licitação para escolher a empresa responsável tanto pela elaboração do projeto quanto pela execução da obra – o processo se dará por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que permite que uma mesma empresa assuma as duas etapas.
A licitação anterior, lançada no início do ano passado, foi vencida pela empresa gaúcha Beck de Souza Engenharia Ltda, que receberia R$ 2,1 milhões pelos projetos básico e executivo. Mas, segundo a Infraero, a decisão de rever as projeções de ampliação previstas no edital obrigou à anulação desta concorrência e o lançamento de uma nova. Questionada pela reportagem, a empresa não informou até o fechamento da edição se a Beck chegou a receber algum pagamento pelo contrato.
Mesmo com o atraso, a Infraero garante que as principais modificações previstas – como o aumento do número de balcões de check-in e esteiras de bagagem – estarão concluídas até dezembro de 2013. Segundo o superintendente da Infraero em Curitiba, Antonio Pallu, a continuidade das obras ao longo de 2014 não vai afetar os usuários durante a Copa. “Consideramos isso dentro de uma certa normalidade. O projeto é grandioso e é como se estivéssemos construindo um novo terminal”, afirma.
A previsão é que o novo edital seja lançado ainda neste mês para contratação em dezembro. Assim, a empresa vencedora terá o primeiro semestre de 2013 para elaborar os projetos antes da execução.
Pouco tempo
Para José Ricardo Vargas de Faria, diretor do Sindicato dos Engenheiros do Paraná e professor do Departamento de Transportes da Universidade Federal do Paraná, a demora na conclusão das etapas preliminares deixa pouca margem para eventuais atrasos na execução da obra.
O conselheiro do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e ex-controlador de voo do Afonso Pena Meron Kovalchuk confessa um certo ceticismo. “Haverá praticamente um ano para se fazer a ampliação antes da Copa. Não vai ficar pronta a tempo.”

Nenhum comentário: