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sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Brasil→Paraná→Almirante Tamandare Ambrosio Bini


Ideb e seus componentes: Escola Ambrosio Bini (CEEFM)

O Ideb é um índice resumido que deve ser detalhado para um perfeito entendimento sobre seu valor. Leve sempre em conta o crescimento, as metas atingidas e os componentes de fluxo e aprendizado

Ideb 2011
2.9
 
=
 
Fluxo
0.65
de cada 100 alunos, 35 não foram aprovados
 
X
 
Aprendizado
4.39
nota padronizada de português e matemática
ALERTA
© Meri

Metas e crescimento


Abaixo da meta
6%
abaixo da meta de 3.1 em 2011
Sem crescimento
0%
Ideb de 2011 igual ao do ano anterior
Evolução Ideb: Ambrosio Bini (CEEFM)Fonte: Ideb 2011 - INEPAmbrosio Bini (CEEFM)Meta ProjetadaAlmirante TamandareParanáBrasil20052007200920112013201520172019202123456Valor Idebportalideb.com.br
200520072009201120132015201720192021
Crescimento26% 0%0%
Ideb2.32.92.92.9
Meta2.42.73.13.64.04.34.64.9




Os Níveis

É interessante que, antes de explorar os Níveis elaborados pela Meritt, você leia nosso artigo explicando como e porque a classificação surgiu.

Alerta

As escolas nesta categoria possuem um duplo desafio: reverter a tendência de queda e alcançar as metas dos anos seguintes. Estas escolas demandarão da Secretaria de Educação um investimento diferenciado em recursos humanos e infraestrutura. É preciso analisar o valor e a variação dos componentes do Ideb (fluxo e proficiência), identificar junto com a comunidade escolar os fatores responsáveis, definir e implementar urgentemente um conjunto robusto de ações e ter o monitoramento permanente das taxas de evasão, reprovação e o aprendizado dos alunos.

Atenção

Basicamente são dois os perfis de escolas nesse nível:
  • escolas com decréscimo no Ideb e que não cumpriram a meta 2011, mas que possuem Ideb igual ou maior que 6;
  • escolas com decréscimo no Ideb ou que não atingiram a meta e que tenham ou não o Ideb maior que 6.
O primeiro grupo, que atingiu um Ideb igual ou superior a 6, geralmente são escolas com bons valores para os componentes do Ideb (fluxo e proficiência). Porém, algo muito relevante ocorreu entre 2009 e 2011, pois levou a uma queda do Ideb a ponto de comprometer o cumprimento da meta. É preciso analisar detalhadamente esses componentes buscando identificar em qual(is) ocorreu a queda, levantar as causas e movimentar a comunidade escolar para que com a participação da Secretaria de Educação seja definido um plano de ação e monitoramento. 
O segundo grupo do nível atenção são escolas que tiveram a queda no valor do Ideb entre 2009 e 2011 ou não cumpriram a meta de 2011.
Nesse grupo há possibilidade para duas situações: decréscimo do Ideb e cumprimento da meta, ou crescimento do Ideb e não cumprimento da meta.
As que tiveram decréscimo e conseguiram atingir suas metas, estão nesta situação porque obtiveram crescimento(s) muito elevado(s) na(s) edição(ões) de 2007 ou de 2009, gerando um crédito, que certamente foi consumido nesta edição. É preciso analisar a variação nos componentes do Ideb (fluxo e proficiência), identificando os valores com quedas bruscas e levantando hipóteses sobre as causas dessa queda.
As que não cumpriaram a meta, mesmo com crescimento do Ideb entre 2009 e 2011, estão nesta condição porque tiveram uma queda expressiva do Ideb em 2007 e/ou 2009 gerando um alto déficit. A escola deve analisar os componentes do Ideb (fluxo e proficiência) buscando identificar onde conseguiram reverter a queda (e por isso o crescimento) e elencar os aspectos responsáveis por esse crescimento, a fim de mantê-los ou apliar a força desses, visando atingir a meta de 2013. A ação sobre esses aspectos deverá ser objeto de monitoramento constante.
A outra possibilidade é que a escola não teve queda expressiva em 2007 e/ou 2009. Porém o crescimento para 2011 foi pequeno, a ponto de comprometer o cumprimento da meta. A escola deverá analisar os componentes do Ideb (fluxo e proficiência) e identificar as causas desse baixo crescimento a fim de definir um plano de ação focado e objetivo.

Manter

A maioria das escolas desta categoria apresentou crescimento de 2009 para 2011 em ritmo tal que possibilitou o cumprimento ou superação da meta 2011. É importante a escola avaliar minuciosamente os componentes do Ideb (fluxo e proficiência) a fim de identificar onde estão obtendo crescimento e onde pode estar ocorrendo quedas. Um plano de ação deverá ser construído reforçando o que está bom e ajustando alguns aspectos mais vulneráveis. É interessante a escola definir as suas metas visando atingir o valor 6 de Ideb.
É possível que neste grupo estejam escolas que tiveram pequeno crescimento e que atingiram a meta porque contaram com um expressivo crescimento em 2007 ou 2009. Essas escolas devem analisar os componentes do Ideb a fim de identificar onde houve redução ou queda no ritmo de melhorias conseguidas anteriormente e levantar as causas dessa variação para definir um plano de ações focado nestes aspectos.

Excelente

As escolas nesta categoria atingiram uma elevada qualidade e devem ser uma referência para outras escolas. Estas escolas possuem um grande desafio que é o de manterem-se nesse nível. 
Provavelmente, as taxas de aprovação estão próximas ao máximo (índicador de rendimento próximo a 1,0). Para continuarem tendo crescimento no Ideb (e manterem-se nessa categoria) deverão manter o fluxo e crescer continuamente o aprendizado (proficiência) de seus alunos.

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