A Secretaria de Estado da Educação e os Correios lançaram nesta terça-feira (16), em Curitiba, o selo personalizado e carimbo comemorativo em homenagem ao centenário de nascimento da poetisa Helena Kolody. A cerimônia foi no Instituto de Educação do Paraná Erasmo Pilotto. “O lançamento do selo é uma homenagem muito importante, de uma grande parceria com os Correios, para que possa ficar mais perenizada a memória de Helena Kolody, a sua figura e sua lembrança, porque sua imagem vai se expandir através do selo para o Brasil e outros países”, disse o secretário da Educação, Flávio Arns.
Os selos comemorativos são criados para registrar fatos importantes, datas e homenagens a grandes personalidades. Para o centenário da Helena Kolody foram impressos mais de 12 mil selos para uso exclusivo da Secretaria. Já o carimbo, ficará disponível durante 30 dias nas agências de Curitiba para ser usado nas cartas e, depois disso, segue para Brasília para compor o acervo do Museu dos Correios.
Em um momento histórico, Arns e demais autoridades assinaram a primeira obliteração (aplicação do carimbo) do selo da poetisa Helena Kolody. Esses registros também farão parte do acervo histórico dos Correios.
Segundo a superintendente da Educação, Meroujy Cavet, esta é mais uma das ações da Secretaria em homenagem ao centenário da poetisa. “O projeto foi lançado na primeira semana pedagógica do ano e as escolas trabalharam livremente sobre o tema e a arte da Helena Kolody. O selo vem coroar esta homenagem, que será lembrada durante esta gestão e divulgar para todo país a sua importância no cenário literário e cultural”, explicou.
O evento teve apresentações artísticas e da banda da Polícia Militar do Paraná. Estiveram presentes a cônsul da Ucrânia em Curitiba, Larysa Myronenko, o cônsul honorário da Ucrânia em Paranaguá, Mariano Czaikowski, o coordenador de Pesquisa Educacionais da Secretaria, Renê Wagner Ramos, a gerente de Educação Coorporativa dos Correios no Paraná, Isabela Alves França, o diretor do Instituto de Educação do Paraná, José Frederico Mello, e Maurício Pastor, chefe do Núcleo Regional de Educação de Curitiba. Adélia Maria Woellner, amiga da poetisa, participou da cerimônia para representar família Kolody.
CENTENÁRIO - A Secretaria lançou no início do ano o projeto “Centenário da poetisa paranaense Helena Kolody”, em comemoração aos 100 anos do nascimento da consagrada autora paranaense, nascida em 12 de outubro de 1912, filha de ucranianos, e falecida em 14 de fevereiro de 2004. Professora da Educação Básica e inspetora de escola pública, Helena Kolody tem seu nome inserido no mundo da literatura por seus poemas e haicais, caracterizados por uma linguagem simples e sensível.
Além da parceria com os Correios, outras ações foram criadas pela Secretaria da Educação, como a Caravana Helena Kolody e a exposição de trabalhos científicos de alunos de todo o Estado no Parque Newton Freire Maia, em Pinhais, no final deste mês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário