Obra que resgata a memória da cidade marca a semana de aniversário de 123 anos do município
Na solenidade de abertura, Harley Filho, em nome da família do escritor, agradeceu a todos os que se envolveram com a conclusão da obra, especialmente ao prefeito Vilson Goinski. “O prefeito foi o pai adotivo do Raízes Históricas e graças a ele o livro foi publicado”, comentou Filho destacando que Stocchero era um apaixonado por Tamandaré e trabalhou exaustivamente na busca de dados não estando satisfeito nunca, pois para ele a pesquisa era inesgotável. Para Elly Stocchero, viúva do Dr. Harley, ele ficaria muito feliz com o lançamento da obra ao ver a alegria no olhar das pessoas.
Nesta segunda-feira (22), o livro Raízes Históricas de Almirante Tamandaré, do escritor Harley Clóvis Stocchero, foi lançado no Centro Administrativo da região da Grande Cachoeira. O lançamento que contou com uma apresentação de coral dos alunos do projeto Dorcas, marcou a semana de aniversário de 123 anos de emancipação política do município na data em que o escritor que pertenceu a Academia Paranaense de Letras completaria 86 anos.
Os registros não concluídos pelo Dr. Harley, como era conhecido o escritor, foram compilados e finalizados com o apoio da Prefeitura Municipal com o objetivo de incentivar o resgate histórico das memórias da cidade. Janice Colodel Costa, com a colaboração de Vinicius Augusto Paludos, foi a responsável pela organização das informações e conclusão do livro. Prestigiaram ainda o lançamento o vereador Nereu, representando a Câmara Municipal, a secretária municipal de educação e cultura, Anna Paula Wolf, e demais convidados, autoridades e familiares do escritor.
Vilson Goinski relembrou a figura de Stocchero, que gostava de distribuir livros e poesias para as pessoas - um amigo que teve o “privilégio” de conhecer e que perdeu dois meses após combinar que o livro seria publicado, quando ele faleceu em março de 2005. Com a missão cumprida, o prefeito destacou a colaboração de todos que se empenharam para a conclusão da obra, como do seu secretário de administração, Gerson Colodel, e de toda a família do escritor, presente no evento, enaltecendo a figura de Stocchero como precursor na pesquisa histórica do município.
As alunas do magistério, Letícia Cristina Batista, Jessica Najib Deresende e Jessika Kocheski, apesar da figura do Dr. Harley ser bastante conhecida na cidade, emprestando seu nome à Biblioteca da cidade e assinando o hino da cidade, elas ainda não conheciam sua obra. “Agora vamos ter a oportunidade de conhecer um pouco mais do trabalho dele e da história da cidade para trabalhar isso com os alunos em sala de aula”, afirmou Letícia.
Veja o Vídeo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário