Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Menos brigas na escola


Menos brigas na escola

Estudantes percebem melhora nos casos de conflito no ambiente escolar, segundo levantamento da RPCTV. Mas drogas e vandalismo ainda são problemas recorrentes.
Mais de 18 mil alunos de escolas estaduais foram ouvidos entre os dias 18 e 22 deste mês para reavaliar as causas da violência no ambiente escolar. A primeira enquete foi realizada em agosto do ano passado em 60 escolas estaduais de oito municípios, incluindo Curitiba e Região Metropolitana.
Em dez meses, o único indicador que melhorou em relação ao levantamento anterior feito com urnas eletrônicas itinerantes, promovido pelo GRPCOM e conduzido pelas equipes da RPCTV, foi a briga entre alunos (29%). Houve aumento na percepção sobre vandalismo contra o mobiliário (40,1%), consumo de drogas (48,7%) e falta de policiamento (53,2%).
Jardim Botânico vai receber a Feira da Paz
Dez cidades paranaenses vão receber nos dias 29 e 30 deste mês a Feira da Paz, promovida pelo Sesi Paraná em parceria com o Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom). Haverá ações para estimular a reflexão sobre a cultura da paz, atividades educativas, culturais e de lazer para a população em Curitiba e nos municípios de Ponta Grossa, Rio Branco do Sul, Guarapuava, Umuarama, Cascavel, Foz do Iguaçu, Maringá, Apucarana e Londrina.
Na capital, o evento acontecerá no bairro Jardim Botânico. No dia 29 será no Colégio Hildebrando de Araújo e, no dia 30, na Praça Itália. A ideia é mobilizar as comunidades a pensarem em como reduzir a violência, agregar valor aos movimentos sociais, estimular a cidadania, o fortalecimento pessoal e social e desenvolver processos educativos e socializadores nas localidades. Em todos os eventos haverá a “Árvore da Atitude”, na qual serão colocadas as intenções da comunidade para diminuir a violência local – o que cada pessoa poderá fazer individualmente pela paz – e o Abraço Coletivo pela Paz, celebração final da feira.
Melhorias
Dos 30 colégios ouvidos desta vez, a Escola Estadual Vila Macedo, em Piraquara, na Grande Curitiba, conseguiu melhorar os índices de percepção de violência. Na última semana, a urna eletrônica revelou que 55% dos alunos não sofriam mais com a insegurança dentro da escola e no entorno. “A enquete veio confirmar o nosso empenho em melhorar as condições do aluno através de projetos e incentivos”, diz o diretor Gilmar Luis Cordeiro. Na pesquisa de Curitiba, 20,2% dos entrevistados dizem não existir problemas com segurança na escola em que estudam.
Campanha
A primeira fase da urna eletrônica nas escolas do estado ocorreu na primeira semana de agosto do ano passado, no lançamento da campanha Paz Sem Voz é Medo. Na época, a enquete ouviu mais de 44 mil alunos em 60 escolas estaduais do Paraná. Os dados coletados apontaram que os maiores problemas quanto à segurança escolar diziam respeito a brigas entre alunos (36,5%), o bullying (63,3%) e vandalismo contra o mobiliário (35,9%). O consumo de drogas (44,8%) e a falta de policiamento (46,2%) foram aspectos identificados como geradores de violência.

Nenhum comentário: