Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Livro com a história da cidade homenageia Harley


Lançamento do livro de Harley Clóvis StoccheroNesta segunda marca a semana de aniversário de 123 anos do município na data em que o escritor completaria 86 anos.
Nesta segunda-feira (22), as 17h30, no Centro Administrativo da região da Grande Cachoeira em Tamandaré, será lançado o livro Raízes Históricas de Almirante Tamandaré, do escritor Harley Clóvis Stocchero (1926-2005), o qual pertencia a Academia Paranaense de Letras. Os registros não concluídos pelo Dr. Harley, como era conhecido o escritor, foram compilados e finalizados com o apoio da Prefeitura Municipal com o objetivo de incentivar o resgate histórico das memórias da cidade.
Segundo Harley Filho, Harley Clóvis Stocchero “amou como ninguém o seu chão, o seu Tamandaré. Cantou-o em versos como no hino, em prosa nas Andanças, nos Guaraipos, na Ermida. Usou óleo, guache e aquarela. Primeiro Roleiflex, Fujica, por último Cannon, Olympus”. Filho espera que com assim como seu pai o ensinou a amar Tamandaré, o livro possa despertar nas pessoas o amor pela terra e o respeito por sua história e seu passado.
Os registros em palavras e imagens estão reproduzidos no livro que, de acordo com o prefeito Vilson Goinski, é uma justa homenagem ao Dr Harley, “patrimônio do município”. Além de emprestar seu nome à biblioteca municipal e ao maior residencial do município, Harley Clóvis Stocchero também é quem assina o hino de Almirante Tamandaré. No dia do lançamento do livro, que também marca a semana de aniversário de 123 anos do município, o escritor completaria 86 anos.

Sobre o autor
Harley Clóvis Stocchero, escritor de poesias, crônicas e contos, nasceu em Tamandaré em 1926, filho de Bortolo Ferreira Stocchero e Hercília de Oliveira Stocchero. Estudou na PUC-PR e foi professor e advogado. Com diversas premiações máximas em concursos literários, Stocchero sócio da seção UBT-Curitiba, do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, da Soberana Ordem do Sapo e sócio efetivo da Academia de Letras José de Alencar ocupando a cadeira nº5, na qual foi vice-presidente. Foi presidente do Centro de Letras do Paraná, cadeira nº 6 da Academia Paranaense de Letras, cadeira nº12 da Academia Paranaense de Poesia e cadeira nº 17 da Academia Sul-Brasileira de Letras.

Serviço:
Lançamento do livro Raízes Históricas de Almirante Tamandaré
Abertura com apresentação do coral do Projeto Dorcas
Data: 22/10/2012
Horário: 17h30
Local: Centro Administrativo da Grande Cachoeira. Rua Mauricio Rosemann, 15 Cep: 83504-440 -Cachoeira - Almirante Tamandaré - PR


Foi lançado ontem, no Centro Administrativo da região da Grande Cachoeira em Almirante Tamandaré, o livro Raízes Históricas de Almirante Tamandaré, do escritor Harley Clóvis Stocchero (1926-2005). Dr. Harley, como era conhecido na cidade, era membro da Academia Paranaense de Letras. Os registros não concluídos pelo escritor foram compilados e finalizados com o apoio da Prefeitura com o objetivo de incentivar o resgate histórico das memórias da cidade.
Segundo Harley Filho, o pai “amou como ninguém o seu chão, o seu Tamandaré. Cantou-o em versos como no hino, em prosa nas Andanças, nos Guaraipos, na Ermida. Usou óleo, guache e aquarela. Primeiro Roleiflex, Fujica, por último Cannon, Olympus”. Ele espera que, assim como seu pai o ensinou a amar Tamandaré, o livro possa despertar nas pessoas o amor pela terra e o respeito por sua história e seu passado.

Os registros em palavras e imagens estão reproduzidos no livro que, de acordo com o prefeito Vilson Goinski, é uma justa homenagem ao Dr. Harley, “patrimônio do município”. Além de emprestar seu nome à biblioteca municipal e ao maior residencial do município, Harley Clóvis Stocchero também é quem assina o hino de Almirante Tamandaré. No dia do lançamento do livro, que também marca a semana de aniversário de 123 anos do município, o escritor completaria 86 anos.
Harley Clóvis Stocchero nasceu em Tamandaré em 1926, filho de Bortolo Ferreira Stocchero e Hercília de Oliveira Stocchero. Estudou na PUC-PR e foi professor e advogado.

Nenhum comentário: