Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo
Ratinho Jr.: “Há uma identificação dele [Fruet] com este eleitor [que votou no prefeito], pois ele fazia parte deste grupo político.”Às vésperas da eleição, Ratinho Jr. admite erros na estratégia do 2.º turno
Candidato avalia que pode ter perdido eleitores de Ducci ao enfatizar a ideia da mudança. E diz que não conseguiu desfazer os preconceitos dos quais foi alvo. Mas afirma ainda acreditar na vitória.
A menos de três dias da eleição, o candidato a prefeito de Curitiba Ratinho Jr. (PSC) admitiu ontem que sua campanha errou a estratégia na disputa do segundo turno. Após se encontrar com empresários do setor do turismo, na sede do Sindicato dos Hotéis e Similares de Curitiba, Ratinho Júnior disse que sua campanha pode ter perdido o voto do eleitor mais conservador ao enfatizar a ideia de “mudança”. Apesar disso, disse acreditar na vitória apostando no eleitor mais popular.
“Talvez a gente tenha deixado escapar os eleitores do [prefeito Luciano] Ducci migraram todos muito rápido para o Gustavo [Fruet]”, disse Ratinho Júnior. “Há uma identificação dele com este eleitor, pois ele fazia parte deste grupo político. O eleitor do Ducci acabou vendo nele [Fruet], sua segunda opção.”
Dia do candidato
Programa de despedida terá clima festivo
O candidato a prefeito Ratinho Júnior (PSC) gravou ontem pela manhã, no Largo da Ordem, o último programa que será exibido hoje no horário eleitoral gratuito. A gravação reuniu centenas de pessoas, em um clima de festa. A ideia é resgatar, na despedida oficial, o tom alegre do início da campanha. “Nada substitui a emoção e a responsabilidade que temos com essas pessoas. E é com essa força que vamos juntos para uma grande virada, que vai resgatar a criatividade da nossa cidade”, disse Ratinho Júnior. Depois, o candidato almoçou com empresários o setor do Turismo que apoiam a sua campanha. Ratinho prometeu reduzir o ISS do setor de 5% para 2,5% e desburocratizar a prestação de serviço da prefeitura para o setor. À tarde, o candidato fez carreatas e corpo a corpo com eleitores em bairros da região sul de Curitiba.
Justiça Eleitoral
Candidato do PSC tira do ar um comercial com o anão de Fruet
A campanha de Ratinho Júnior (PSC) conseguiu, na Justiça Eleitoral, retirar uma propaganda televisiva do candidato Gustavo Fruet (PDT) em que um ator dizia que o adversário não tinha propostas para a saúde. No vídeo, o ator Claudinho Anão diz: “Eu estava lendo o plano de governo do outro candidato, e parece que está tudo bem. Não precisa de postinho, não precisa contratar médico. Tá tudo joia”.
Metodologia
A pesquisa do Datafolha foi encomendada, registrada no TRE-PR com o n.º 00704/2012, ouviu 1.185 eleitores com 16 ou mais anos de idade, nos dias 23 e 24 de outubro. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi encomendada pela RPC TV e pela Folha de S.Paulo.
O candidato lamentou ainda que tenha funcionado, até agora, a estratégia usada para descontruir sua imagem, usando preconceitos contra sua idade, origem social e apelido. Segundo ele, a tática foi iniciada pela campanha de Ducci e assimilada por Gustavo Fruet (PDT). “Eles começaram jogando uma sensação de insegurança para a população em relação à minha idade, minha juventude. A campanha do Gustavo teve a habilidade de manter isso no ar no segundo turno”, reconheceu.
Essa habilidade teria faltado em sua equipe de campanha para rebater as investidas na mesma medida. “Nós fomos muito cautelosos para não entrar neste tipo de disputa política. Erramos. Demoramos para reagir. Temos que usar esses três últimos dias para tentar de alguma maneira reverter este quadro”, avaliou, sem “jogar a toalha”. A última pesquisa Datafolha, divulgada na quarta-feira, mostrou Fruet com 52% das intenções de voto contra 35% de Ratinho.
Defesa territorial
Para os últimos dias de campanha, Ratinho disse que pretende “fazer uma defesa territorial”, apostando que seus eleitores cativos conseguirão mais votos. Assim, a campanha do PSC vai continuar focando nos bairros da região sul de Curitiba, onde ele venceu no primeiro turno. “Resolvemos focar nos locais em que o eleitor mais se identifica com a gente. Aquele eleitor mais popular, dos bairros, aquele que gosta mais de mim e me vê como alguém que vai trazer mudança para a vida deles”, disse.
Questionado se esses eleitores já não estariam “ganhos” e, portanto, a estratégia não deveria ser outra – focada nos curitibanos de outros segmentos e regiões –, Ratinho Júnior disse estar tentando conquistar ex-eleitores de Ducci, que votaram no prefeito pelo trabalho social. “Esses eleitores ainda estão soltos e podem ser atraídos.”
Segundo ele, a estratégia para os demais eleitores será outra. “Com o público da região central, você fala mais com as propostas, com a televisão e as mídias sociais. É diferente do contato que você tem nos bairros em que as pessoas querem te pegar, te abraçar, tirar fotos”, disse.
Questionado ainda se teria uma “bala de prata”, alguma “arma” guardada para o debate de hoje na RPC TV, Ratinho Júnior negou. “Não tenho. Poderia ter sido maldoso com o Gustavo, mas não vou fazer isso. Quero trabalhar até o final e terminar bem a minha campanha.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário