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Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Origem - IDEB


Origem  -  IDEB

Na primeira divulgação do Ideb, em 2008 a cobertura da mídia focou sua atenção à metodologia apresentada, os valores obtidos e a distância com relação a meta 2021.
Em 2010, a cobertura do Ideb apresentou melhorias quando buscou-se destacar o Ideb das escolas, porém com um viés de ranqueamento.
Entre os especialistas em educação, há uma forte crítíca à comparação direta entre escolas ou entre municípios, visto que um mesmo valor de Ideb pode representar situações educacionais bastante diversas. Por exemplo, um Ideb alto pode representar a condição de uma escola que trabalha com alunos de elevado nível socioeconômico e por isso a escola realiza menos esforço do que uma outra escola com Ideb mais baixo, mas que trabalha com alunos de menor nível socioeconômico.
Outra crítica é que, ao trabalhar com indicadores para país e para estados, trabalha-se com médias e avaliações amostrais, e para municípios ocorre quase que uma média ponderada das escolas. Para esses críticos o correto é apresentar a distribuição de escolas por faixas de Ideb.
A proposta de classificação da Meritt valoriza a escola, através de uma metodologia que é aplicada sobre os dados dela. Buscou-se traduzir a possível situação da escolas, com o propósito de estimular o leitor a identificar os elementos que podem ter contribuído para aquela condição.

Metodologia

São avaliados três parâmetros: variação do Ideb entre 2009 e 2011; o cumprimento da meta 2011; e o valor do Ideb comparativamente ao índice.
Para cada um desses parâmetros são aplicados critérios, cujo o resultado é transferido para uma tabela de classificação.

Variação do Ideb entre 2009 e 2011

  • Caso a variação do Ideb seja positiva (Ideb 2011 maior que Ideb 2009), atribui-se a cor verde.
  • Caso a variação seja igual ou menor que zero, atribui-se a cor vermelha.

Cumprimento da meta 2011

  • Caso a escola tenha cumprido a meta 2011, atribui-se a cor verde.
  • Caso a meta não tenha sido cumprida, atribui-se a cor vermelha.

Ideb maior ou igual a 6

  • Caso o Ideb 2011 da escola seja igual ou maior que 6, atribui-se a cor verde.
  • Caso seja menor que 6, atribui-se a cor vermelha.
A definição de cada categoria é dado pela combinação das cores e para cada um dos parâmetros, conforme o quadro abaixo.
(inserir quadro) 

Justificativa para o uso dos parâmetros

Variação no Ideb 2009 / 2011

A variação no Ideb entre duas edições é um bom indicador de tendência. E por isso deve ser monitorado, buscando no caso de crescimento identificar os aspectos que repercutiram positivamente e, no caso de decréscimos, os aspectos que devem ser revertidos .
A comparação da escola com ela própria é um aspecto de legitimação na utilização desse parâmetro.

Atingir a meta 2011

No lançamento do Ideb em 2007 um dos aspectos elogiados por especialistas foi a definição de metas para as escolas. Esse aspecto, inédito na educação brasileira, possibilitou às escolas terem um parâmetro para avaliarem a cada dois anos o trabalho realizado cotidianamente. O cumprimento das metas deve ser valorizado e promovido, pois permitirá ao país alcançar os valores definidos até 2021.

Ideb igual ou superior a 6

As escolas que atingirem este valor de Ideb provavelmente possuem boas taxas de aprovação e notas médias na Prova Brasil igual ou acima da indicada por estudiosos do tema. A despeito das metas oficiais de várias escolas não serem igual ou superior a 6, é relevante às escolas brasileiras ambicionarem essa meta, inclusive para demandarem do poder público condições para atingir ou superá-la

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