Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Petistas formaram uma quadrilha para mensalão


Supremo condena cúpula da legenda por formação de quadrilha. Penas será definidas a partir de amanhã.Na conclusão do julgamento do mensalão, os ministros condenaram a cúpula do PT também por formação de quadrilha, o que aumenta as chances de José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares, já considerados culpados do crime de corrupção ativa, cumprirem ao menos parte da pena em regime fechado, ou seja, numa prisão.O Supremo Tribunal Federal confirmou ontem que a cúpula do Partido dos Trabalhadores formou uma quadrilha junto com o publicitário Marcos Valério e dirigentes do Banco Rural para pagar deputados e partidos da base aliada em troca de apoio à primeira gestão do ex-presidente Lula, entre 2002 e 2005.Como já era esperado, a votação ontem foi apertada: cinco  ministros acompanharam o relator, Joaquim Barbosa, e condenaram Dirceu, Genoino, Delúbio, Valério, seus ex-sócios Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, a gerente de uma das agências de publicidade Simone Vasconcelos e os executivos do Banco Rural Kátia Rabello e José Roberto Salgado. Os outros quatro ministros votaram pela absolvição dos réus.
O placar de seis a quatro abre possibilidade para a defesa ingressar com recursos para atenuar a pena, mas dificilmente vão conseguir reverter o resultado.
Dividido/ Luiz Fux, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, o decano da Corte, Celso de Mello, e o presidente do STF, Carlos Ayres Brito, além de Barbosa, defenderam que o mensalão foi articulado por uma quadrilha chefiada por Dirceu, então chefe da Casa Civil do governo Lula. As ministras Rosa Weber e  Cármen Lúcia, além de Dias Toffoli e o revisor, Ricardo Lewandowski, disseram que não há provas para condenar os acusados por esse crime. 
“Vítimas, senhor presidente, somos todos nós, ao lado do Estado. Vítimas de organizações criminosas que se reúnem em bandos. O que eu vejo nesse processo são homens que desconhecem a República”, afirmou Celso de Mello, que chamou os mensaleiros de “delinquentes”.
“Houve a formação de uma quadrilha das mais complexas, envolvendo o núcleo político, núcleo financeiro e núcleo operacional”, confirmou o ministro Marco Aurélio.

“Houve a formação de uma engrenagem ilícita que atendeu a todos e a cada um”, concluiu Gilmar Mendes

Nenhum comentário: