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segunda-feira, 2 de abril de 2012

É de pequeno... que se aprende a falar a verdade


Shutterstock /
DIA DA MENTIRA

Saiba como lidar com o tema com as crianças e descubra por que o exemplo é o melhor conselho.

É de pequenino... não que se torce, mas se endireita e coloca no caminho do bem o menino. Ensinar os filhos a serem verdadeiros começa pelo próprio comportamento.
“A criança não faz essa distinção entre a mentira “branca” e qualquer outra”, afirma a psicóloga sistêmica familiar Tatiana Centurion.
Nem tudo é mentira
O mundo das crianças é rico em fantasia eimaginação. Por isso nem tudo o que elas inventam é mentira. “Entre os 4 e 5 anos, muito do que as crianças inventam faz parte da realização de desejos, como dizer que os pais moram juntos quando são separados ou que já foram para a Disney”, diz a psicóloga Tatiana Centurion.
Mesmo que seja normal, a situação exigeorientação: “isso faz parte da sua imaginação, você gostaria que acontecesse, mas sonhou de olhinhos abertos”. Não use a palavra “mentira”, nem repreenda.
Depois disso, entre os 6 e 7 anos, a criança já adquiriu noções de valores sociais e sabe o que quer com a mentira. Que é, normalmente, se livrar de alguma consequência ou não ter as vontades frustradas.
Por isso, optar pela sinceridade é a primeira regra para não ensinar os filhos a mentir. E o que fazer no caso daquelas mentiras “necessárias”, como dizer ao pedinte “não tenho dinheiro” quando a criança sabe que tem? “Nesse caso é preciso explicar que não tem dinheiro para doar, pois ele será usado para outra coisa”, recomenda Tatiana.
Outra atitude importante é uma espécie de “prêmio” para a verdade. Ou seja, sempre que seu filho fizer algo que mereça uma sanção, ela deve ser menor caso ele conte a verdade. A psicóloga cita o exemplo de uma nota baixa. “Se a criança contar, fica uma semana com 20 minutos a menos de televisão por dia, para repor o conteúdo. Caso minta ou omita, fica a semana inteira sem assistir tevê.”
Em algumas situações, nem é preciso sanção. “Quando ela perde alguma coisa, só o fato de ter perdido é uma aprendizagem.” Mas é preciso orientação para ter mais cuidado com os pertences.
Para descobrir a mentira, Tatiana orienta a perguntar mais de uma vez, pois as crianças se contradizem. E, caso já tenha havido outros episódios de mentira, não há problema de se certificar da história com outras pessoas.

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