Mais de 50 estudantes do ensino médio e do curso de formação de docentes do Colégio Estadual Emílio Menezes, em Arapongas, assistiram nos meses de fevereiro e março, a sessões plenárias da Câmara Municipal. A atividade envolveu as disciplinas de sociologia, história e filosofia e teve como objetivo fazer com que os alunos conhecessem o trabalho realizado pelos vereadores.
O trabalho pedagógico foi um processo de conscientização. “Trabalhei os três poderes dentro da sociologia em sala de aula. A nossa ida à Câmara tem o intuito de formar cidadãos interessados e menos alienados, além de avaliarem o verdadeiro papel do vereador e sua competência”, disse Lélia Giancristofaro Zanim, professora de Sociologia.
Além de os alunos conheceram as atividades do Poder Legislativo do município, eles apresentaram propostas e participaram do debate sobre os assuntos prestados. “Esta foi a oportunidade de apresentar nossas reivindicações e propostas de melhoria para nossa comunidade”, contou Lucas Martins, aluno do 2ª ano do ensino médio.
O enfoque das reivindicações foi para que a cultura local se desenvolva, como por exemplo, a reabertura do Cine Teatro Mauá, apresentações de peças no Teatro Vianninha e mais opções de lazer no Parque dos Pássaros. Os alunos ainda solicitaram também a volta de campanhas educacionais no trânsito, mais semáforos e sinalização no município.
Um comentário:
Ótima prática educacional. Mais professores deveriam trabalhar desta maneira. Fortalecendo a politização dos futuros eleitores.
Postar um comentário