Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Cápsula Dragon é liberada ao espaço pela ISS


REUTERS/NASA/Handout / Braço robótico do SpaceX se afasta de estação espacial Braço robótico do SpaceX se afasta de estação espacial
ESPAÇO

Cápsula Dragon é liberada ao espaço pela ISS

A nave de carga acionou os motores para o retorno à atmosfera da Terra. A amerissagem está prevista para o Oceano Pacífico, a 907 km da costa da Califórnia, às 12h44 de Brasília.
A cápsula não tripulada Dragon da empresa SpaceX foi liberada na madrugada desta quinta-feira pelo braço robotizado da Estação Espacial Internacional (ISS) para iniciar o retorno à Terra, informou a Nasa.
"A Dragon foi liberada da Estação Espacial Internacional", afirmou um porta-voz da Nasa, antes de informar que a cápsula se separou da ISS às 8H07 GMT (5H07 de Brasília) e foi liberada às 9H49 GMT (6H49 de Brasília).
A nave de carga acionou os motores para o retorno à atmosfera da Terra. A amerissagem está prevista para o Oceano Pacífico, a 907 km da costa da Califórnia, às 15h44 GMT. (12h44 de Brasília)
A nave espacial será transportada para o porto de Los Angeles e depois será enviada para a fábrica de desenvolvimento de foguetes espaciais da SpaceX.
A cápsula Dragon ficou acoplada à ISS por cinco dias, 16 horas e cinco minutos. A nave espacial de seis toneladas, dotada de duas antenas solares, havia sido conectada à ISS na sexta-feira.
A Nasa confia no êxito da SpaceX e espera que o setor privado assuma o transporte para a ISS após a aposentadoria dos ônibus espaciais no ano passado, para abastecer a estação orbital a um custo menor, antes do transporte de astronautas em 2015.
Atualmente, os Estados Unidos dependem da nave espacial russa Soyuz para enviar seus astronautas à ISS ao custo de 63 milhões de dólares por passagem.

Nenhum comentário: