Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Para deputada, divulgação do Ideb pelas escolas vai gerar ranking

Dep. Dorinha Seabra Rezende critica lei que obriga os estabelecimentos de ensino do País a divulgarem o índice. Foto: Alexandra Martins/Agência Câmara de Notícias/Divulgação

A deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) criticou o Projeto de Lei 1530/11, que está sendo debatido na Comissão de Educação e Cultura, que obriga os estabelecimentos de ensino básico do País a divulgarem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para a deputada, isso vai gerar um ranking entre as escolas, o que ela considera um constrangimento. "A escola fica com uma marca: aquela escola é a pior do País", disse. "A avaliação tem que ser instrumento de mudança, e não de constrangimento", opinou. Para ela, a divulgação deve ser interna, para os professores, pais e o restante da comunidade, gerando trabalho de mudança.
O deputado Izalci (PR-DF) destacou que muitas escolas têm Ideb baixo, mas estão avançando na qualidade. Ele também acredita que a divulgação do Ideb vai gerar um ranking que não leva em conta de que patamar a escola partiu e o quanto já avançou. O deputado sugeriu que, caso a placa seja implementada, traga também a informação sobre a evolução da escola.
Criado em 2007, o Ideb possui uma escala de zero a dez e mostra a aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática.
Segundo o especialista em educação Gustavo Ioschpe, os dados do Ideb já são públicos, disponíveis na internet. "Se fosse para um ranking ser gerado, isso já teria acontecido", opinou. Para ele, a placa deve ser o "mais simples possível", sem informações sobre a evolução da escola em termos de qualidade.

Nenhum comentário: