Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Criador do antivírus McAfee é detido por militares em Belize


John McAfee foi acusado de portar arma de fogo ilícita. O cachorro dele foi morto por militares.

John McAfee, 66, fundador da empresa de antivírus McAfee, ficou detido por cerca de 20 horas emBelize, país onde vive, sob acusação de portar arma de fogo ilícita. O empresário aposentado foi liberado com a ajuda da embaixada americana e acredita que a detenção tenha motivação política.
A retenção de McAfee foi realizada pela GSU (sigla em inglês para Unidade de Supressão de Gangues), grupo militar do país centro-americano, em uma propriedade do investidor, situada na cidade de Orange Walk.
McAfee foi algemado e levado a uma delegacia na capital homônima de Belize. Ainda detido, aguardou a negociação de sua solutura, que só ocorreu com a intervenção da embaixada americana.
Em depoimento enviado ao site da rede Channel 5, McAfee relata que os militares arrombaram as portas do imóvel onde mora e confiscaram seu passaporte. Além de McAfee, onze pessoas que também residem na propriedade ficaram algemadas por cerca de 14 horas. Seu cachorro foi morto pelos militares durante o processo.
O grupo de detidos só teve acesso a água seis horas depois da invasão. "Ao meio dia, pudemos beber água. Quando pedimos algo para comer, por volta das três da tarde, um militar respondeu: "temos caras de cozinheiro?'", relata McAfee.
Em seu texto, o empresário - que investe no país - conta que, de fato, usa armas de fogo para a proteção de sua propriedade, mas que todas são legalizadas.
"Quando apresentamos as licenças das armas a um dos militares da GSU, ele as escondeu em seu colete. Quando ele as tirou [do uniforme], disse que uma estava faltando. Felizmente, tínhamos cópias de tudo", afirma.
Política
McAfee diz que já fez doações de US$ 2 milhões para departamentos policiais da província onde vive, atos que teriam despertado a ira de um político local.
Ligado ao UDP (Partido Democrático Unido), o político não identificado não foi beneficiado pelas doações de McAfee.
"Recusei doar qualquer coisa para o cavalheiro que espero que vocês saibam quem é e, desde então, ele passou a fazer uma campanha contra mim", conta o investidor. "O dia inteiro foi um pesadelo inacreditável. Isto é claramente uma ditadura militar".
A McAfee foi fundada em 1987 e em 2009 foi adquirida pela Intel, por aproximadamente US$ 7,5 bilhões. Segundo dados de uma pesquisa divulgada em março de 2012, a McAfee detém cerca de 5% da participação de mercado de antivírus, o que a coloca na oitava posição entre as empresas do ramo (ou a quarta entre as que oferecem somente opções pagas).

Nenhum comentário: