Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Mostra de Cinema Europeu começa hoje


Divulgação / Terra Madre fala de conferência realizada em TurimTerra Madre fala de conferência realizada em Turim
EVENTO

Filmes

Confira a programação completa da 3ª Mostra de Cinema Europeu:
• Hoje
18hA Cidade Perdida de Switez. Polônia, 2010. Direção: Kamil Polak. Colorido, 21 minutos. Sem legendas.
20hTorrente: o Protetor. Espanha, 2008. Direção: Santigo Segura. Colorido, 94 Minutos. Comédia. Legendas em espanhol.
• Amanhã – Quarta-feira
18hO Pesadelo de Darwin. Áustria, Bélgica e França, 2004. Direção: Huber Sauper. Colorido, 107 Minutos. Documentário. Legendas em português.
20hPessoas – Sonhos – Ações. Alemanha, 2007. Direção: Andreas Stigmayr. Colorido, 90 Minutos. Documentário. Legendas em português.
• Quinta-feira
18hO Sonho da Água. Espanha, 2004. Direção: Albert Solé. Colorido, 51 Minutos. Documentário. Sem legendas.
20hTerra Madre. Itália, 2009. Direção: Ermanno Olmi. Colorido, 78 Minutos. Documentário. Sem legendas.
• Sexta-feira
15hA Grande Fuga. Polônia, 2006. Direção: Damian Nenow. Colorido, 6 Minutos. Legendas em português.
A Arca. Polônia, 2007. Direção: Grzegorz Jonkajtys. Colorido, 8 minutos. Legendas em português.
16hNossos Filhos Nos Acusarão. França, 2008. Direção: Jean-Paul Jaud. Colorido, 107 Minutos, Documentário. Legendas em português.
• Sábado
15hAlgol – A Idade da Estupidez. Alemanha, 1920. Direção: Hans Werckmeister. Preto e branco, 120 Minutos. Mudo com legendas em português.
Inicia-se hoje, no auditório do Goethe-Institut, a 3.ª Mostra de Cinema Europeu, que integra o evento Semana Cultural Europeia. Na programação de hoje (confira quadro abaixo), serão exibidos o curta-metragem polonês A Cidade Perdida de Switez, de Kamil Polak, e o longa espanhol Torrente: o Protetor, dirigido por Santigo Segura, que também estrela o filme no papel do detetive José Luis Torrente. É o terceiro episódio de uma série inaugurada em 1998 e que já rendeu quatro filmes.
Um dos destaques da mostra é o documentário italiano Terra Madre, de Ermanno Olim, diretor do premiado A Árvore dos Tamancos, vencedor da Palma de Ouro no Festival Internacional de Cannes, em 1978.
Sustentabilidade
Terra Madre tem como foco a conferência homônima, realizada em 2008 na cidade de Turim, no norte da Itália. O evento, que acontece de dois em dois anos, é uma iniciativa da Slow Food Organization, que congrega redes de produtores de alimentos engajados à causa de oferecer comida saudável, obtida a partir de procedimentos sustentáveis.
E como a Semana Cultural Europeia deste ano fala justamente sobre o tema sustentabilidade, o longa torna-se ainda mais pertinente.
Olmi, um cineasta que sempre procurou realizar um cinema mais político, se apropria de um tema que poderia resultar em um filme maçante e constroi uma obra poética sobre o cultivo de alimentos em total harmonia com a natureza.
Serviço:
Filmes
3ª Mostra de Cinema Europeu. De hoje até 19 de maio, em horários diversos. Auditório do Goethe-Institut Curitiba (R. Reinaldino S. de Quadros, 33), (41) 3262-8244.

Nenhum comentário: