Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

quinta-feira, 10 de maio de 2012

A curitibana está feliz com a vida amorosa, revela pesquisa


Reprodução / A maioria das mulheres está contente com sua vida amorosaA maioria das mulheres está contente com sua vida amorosa
SEMANA DA MULHER

A mudança na relação com os companheiros, que hoje dividem as tarefas do lar, contribui para a satisfação, mas mesmo quem está solteira anda de bem com o coração. Confira a pesquisa exclusiva do Viver Bem e participe do live bloggin logo mais.

Na Semana da Mulher, o Viver Bem se propôs a entender melhor a curitibana. O que ela faz, com quem mora, como anda a sua relação com a feminilidade, sua autoestima, enfim, quem é. Com essas perguntas em mente, encomendamos ao instituto Paraná Pesquisas um levantamento sobre seus hábitos, rotina e comportamento. De segunda-feira a quinta-feira, mostramos para você os resultados desta pesquisa, que contou com 410 entrevistas com mulheres acima dos 18 anos, entre os dias 21 a 24 de fevereiro, em Curitiba.
Feliz com a vida amorosa
Para a psicóloga Bárbara Snizek Ferraz de Campos, o percentual de satisfação com a vida amorosa é muito bom. “Talvez aponte para uma desmistificação de que os relacionamentos são conturbados”, diz.
Outro dado da pesquisa, para Bárbara, pode explicar um pouco desse contentamento. É o que aponta que quase 70% dos companheiros costumam ajudar nas tarefas domésticas. “Os papéis estão se dissolvendo, ambos os cônjuges cumprem funções parecidas. Isso torna a relação mais satisfatória para a mulher”, avalia.
Até porque é difícil alguém ser feliz assumindo tudo sozinha. “A vida doméstica é muito trabalhosa”, lembra.
Mas ela faz uma ressalva: muitas entrevistadas podem estar satisfeitas justamente por estarem solteiras ou sozinhas.
Quanto às 26% que se dizem insatisfeitas, mais as 13% que responderam “mais ou menos”, a psicóloga, que trabalha para uma agência de casamentos, acha que reflete a idealização da vida amorosa. “Muitas vezes não parece satisfatória porque é comparada aos contos de fadas. Na agência vejo muito isso. As mulheres juram que vão encontrar um príncipe.”
Para as desencantadas, Bárbara recomenda uma revisão de conceitos “para ver se sua vida é que está insatisfatória ou se você está esperando demais”.
A mulher curitibana
A maioria trabalha, é casada ou amigada, mora com maridos e filhos e não tem empregada doméstica. Você sabia disto? Veja mais sobre a pesquisa:

Nenhum comentário: