Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Com direito a escolta, João Bombeirinho deixa o hospital


Albari Rosa/Gazeta do Povo / João Bombeirinho deixa o hospital acompanhado de agentes do Corpo de Bombeiros: homenagem emocionanteJoão Bombeirinho deixa o hospital acompanhado de agentes do Corpo de Bombeiros: homenagem emocionante
CURITIBA

Com direito a escolta, João Bombeirinho deixa o hospital

O menino, que recebeu alta após passar por um transplante bem-sucedido de medula, foi levado para a casa por uma equipe do Corpo de Bombeiros, que foi recepcioná-lo no Hospital de Clínicas.
O menino João Daniel de Barros, o "João Bombeirinho", de seis anos, deixou o Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) às 15h30 desta segunda-feira (12). Ele já havia recebido alta pela manhã, mas precisou aguardar a liberação médica para deixar o hospital.
Ao lado de fora do hospital, um carro e um caminhão de resgate do Corpo de Bombeiros aguardavam pelo menino para acompanhá-lo até a casa onde ele está residindo em Curitiba, no Alto da Glória. João foi levado para casa dentro do carro da corporação, acompanhado da mãe e de uma equipe do Corpo de Bombeiros. “Ele [João], desde criança, sempre demonstrou uma paixão pelos bombeiros e para nós isso é muito gratificante. Ver uma criança como ele lutar, ter essa vontade enorme de viver é porque ele já tem o espírito dos bombeiros incorporado nele”, relatou o Coronel Luiz Henrique Pombo do Nascimento, que acompanhou o menino até em casa.

A saída do hospital, contudo, não significa que João já vai poder retornar para Maringá, sua cidade natal. Em entrevista coletiva realizada no dia último dia 5 de outubro, Lizandro Lima Ribeiro, hematopediatra do Serviço de Transplante de Medula Óssea do HC, que acompanha o caso da criança, explicou que o menino ainda terá de permanecer em Curitiba por mais cem dias, aproximadamente. Neste tempo, será feito um acompanhamento ambulatorial diário para monitorar o quadro clínico do garoto. A cura total só poderá ser confirmada cinco anos após o transplante.No dia 24 de outubro, João foi submetido a um transplante de medula óssea que pode livrá-lo definitivamente da leucemia linfoide aguda, doença contra a qual luta desde 2007. A medula sadia transplantada no garoto – com 90% de compatibilidade – veio de uma menina de vinte anos que reside nos Estados Unidos.
Segundo Ferraz, João Bombeirinho está feliz, mas ansioso, porque não via a hora de deixar o quarto onde está internado há quase trinta dias. “Ele acha que o estamos enganando, que a alta é brincadeira. Mas ele está feliz, e desesperado para voltar para casa”, relatou.
Conforme o pai do menino, o quadro clínico do garoto é bom e até mesmo surpreendeu os médicos, porque a medula "pegou" muito rápido.

Nenhum comentário: