Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Reeleito Obama: "o melhor ainda está por vir" para os EUA


EFE / Democratas comemoram vitória na eleição dos EUADemocratas comemoram vitória na eleição dos EUA
PLEITO

Obama: "o melhor ainda está por vir" para os EUA

Presidente reeleito afirmou que quer se encontrar com seu rival republicano Mitt Romney para discutir como eles poderão trabalhar juntos.
Em seu discurso da vitória - perante centenas de correligionários democratas que lotaram um ginásio em Chicago - o presidente reeleito dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que o povo americano lutou durante tempos econômicos difíceis, ao destacar que o "melhor ainda está por vir". Recebido com aplausos em sua cidade natal, ele esteve ao lado da primeira-dama Michelle Obama e das filhas Sasha e Malia.
Obama afirmou que quer se encontrar com seu rival republicano Mitt Romney para discutir como eles poderão trabalhar juntos. O presidente reeleito disse que eles podem ter "lutado ferozmente" durante a campanha eleitoral, "mas isso é só porque amamos profundamente este país".
EFE
EFE / Comemoração da vitória de Obama na EuropaAmpliar imagem
Comemoração da vitória de Obama na Europa
Romney faz discurso conciliador após reconhecer derrota
No discurso feito após reconhecer sua derrota nas eleições presidenciais, o aspirante republicano à Casa Branca, Mitt Romney, instou democratas e republicanos a colocarem "o país na frente da política" para recuperar o caminho do crescimento.
Presença de observadores internacionais gera polêmica
A presença de observadores internacionais causou polêmica nas vésperas da eleição presidencial nos Estados Unidos, apesar de a maioria afirmar que só quer “aprender” sobre o processo democrático no país.
Economia é questão-chave para o país
Para os eleitores norte-americanos, a economia é a questão número um da eleição nos EUA, segundo pesquisa boca de urna divulgada pelo jornal The New York Times. De cada dez preocupados com a economia do país, quatro disseram que o maior problema econômico era o desemprego e três, os preços.
O presidente obteve um segundo mandato com 306 votos no Colégio Eleitoral ante 206 deRomney - já contabilizada a projeção de vitória do republicano no Alasca (3 delegados) e faltando finalizar a contagem na Flórida, onde 29 delegados estão em disputa.
O Colégio Eleitoral vai se reunir no dia 17 de dezembro para referendar o resultado das eleições.
Os norte-americanos escolheram permanecer com um governo dividido em Washington, mantendo o democrata na Casa Branca e deixando o Congresso como estava, com os democratas controlando o Senado e os republicanos na liderança da Câmara dos Deputados.

Entre os estados conquistados por Obama estão os disputados Ohio,
Iowa, Pensilvânia, Michigan e New Hampshire, enquanto Romney venceu
na Carolina do Norte, Indiana e Texas, entre outros, segundo as
projeções das cadeias de televisão americanas.
Como a Virgínia pende a favor de Obama e o Alasca prefere Romney, ficam pendentes os 29 votos no Colégio Eleitoral referentes à
Flórida, onde prossegue uma acirrada apuração.
Desde 1960, nenhum presidente chegou à Casa Branca sem vencer em Ohio, que tem 18 votos no Colégio Eleitoral.
No voto popular, o resultado permaneceu extremamente apertado nacionalmente, com 50% para Obama e 49% para Romney, após uma campanha na qual os candidatos e seus aliados gastaram 2 bilhões de dólares combinados.
20º presidente americano reeleito

Com a vitória, Obama, repete o feito de seus dois antecessores diretos, George W. Bush (2001-2009) e Bill Clinton (1993-2001), e se torna o 20º presidente americano a conseguir a reeleição.
No Twitter, o presidente anunciou sua vitória na tentativa de reeleição, publicando a mensagem "mais quatro anos", e agradeceu a seus eleitores.
"Estamos todos juntos. É por isso que fizemos campanha, isso é o que somos. Obrigado", afirmou o governante em mensagem na qual assina com suas iniciais, BO.
A mensagem do democrata Obama foi retuitada 90 mil vezes em poucos minutos.
Em seguida, o presidente postou uma foto na qual é visto abraçando sua esposa, Michelle, e que os usuários da rede social reenviaram 242 mil vezes.
Em Chicago, onde está o quartel-general da campanha democrata e onde Obama fará nesta quarta um discurso no centro de convenções McCormick Place, houve grande euforia após o anúncio da vitória do presidente.
Em 2008, quando ganhou o pleito que o transformou no primeiro presidente negro da história dos EUA, Obama recebeu 365 votos no Colégio Eleitoral, contra 173 de seu então concorrente, o republicano John McCain.
Os mesmos problemas
Obama, o primeiro presidente negro do país, convenceu os eleitores a permanecer com ele enquanto tenta reativar o forte crescimento econômico e recuperar o país da pior crise econômica desde a Grande Depressão dos anos 1930. A economia tem mostrado alguns sinais de força, mas a taxa de 7,9 por cento de desemprego ainda continua alta.
Pelo menos 120 milhões de pessoas eram esperadas para decidir entre o democrata e Romney após uma longa, cara e amarga campanha presidencial centrada em como reparar a economia em crise dos Estados Unidos.
Os mesmos problemas que perseguiram Obama em seu primeiro mandato ainda estão lá para confrontá-lo novamente.
Ele enfrenta a difícil tarefa de enfrentar um déficit anual de 1 trilhão de dólares, reduzir a dívida nacional de 16 trilhões de dólares, reformar os caros programas sociais e lidar com um Congresso dividido.
A reeleição de Obama também deverá decidir os rumos dos Estados Unidos nos próximos quatro anos em questões como gastos públicos, saúde, o papel do Estado e os desafios da política externa, como a ascensão da China e as ambições nucleares do Irã.
Cada candidato ofereceu políticas diferentes para curar o que aflige a economia norte-americana, com Obama prometendo aumentar os impostos para os ricos, enquanto Romney propunha uma desoneração tributária generalizada, como forma de estimular a retomada do crescimento econômico.

Nenhum comentário: