Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Lançamento do livro Município de Almirante Tamandaré: Uma história em constante construção será nesta quinta-feira

Novo livro sobre a história da cidade será lançadoLançamento do livro Município de Almirante Tamandaré: Uma história em constante construção será nesta quinta-feira
Capa do Livro.
Capa do Livro.
Com o apoio da Prefeitura Municipal, o livro Município de Almirante Tamandaré: Uma história em constante construção, de Jorge Antonio de Queiroz e Silva e Zélia Maria Bonamigo, será lançado amanhã, dia 8 de novembro, às 17 horas, no Centro Administrativo de Almirante Tamandaré. As 672 páginas do livro apresentam vidas e memórias de muitos dos que habitaram e vivem nas terras do município, desde os primeiros moradores indígenas até os dias de hoje.
Após o livro Raízes Históricas de Almirante Tamandaré, de Harley Clovis Stocchero ter sido lançado recentemente, esta é a segunda obra literária que busca resgatar a história da cidade a ser lançada com o apoio da Prefeitura. “Precisamos valorizar nossas memórias e incentivar a nossa cultura”, ressaltou o prefeito Vilson Goinski.
Em cada um dos seus 13 capítulos, o leitor encontrará uma história plural e participativa. Realizado aos moldes de um trabalho científico, o livro também apresenta personagens que interagem com os leitores. A vida de um grande pintor tamandareense, os registros de um historiador, as fotografias e os textos de um poeta, os caminhos dos tropeiros, armazéns e moinhos, a vida na sede, as origens do município em atas, leis, mídias, documentos e pessoas, fornos de cal e recursos hídricos, estradas antigas e seus construtores, pedras preciosas e alianças entre os povos antigos,a participação indígena, africana e dos imigrantes na história do município são alguns dos elementos que estão presentes na obra.
Para Jorge Queiroz, “um caminho histórico específico é apresentado pelo livro”. De acordo com o autor, estão presentes diversas teorias históricas, a exemplo da Nova História Cultural, que os conduziram a um trabalho participativo. “Os interlocutores e as interlocutoras são bem mais do que pessoas entrevistadas, são autoras”, afirmou o professor Jorge, como é conhecido.  Zélia Bonamigo destaca que “o livro significa um exercício de trabalhar teorias consagradas na Antropologia, como é a dádiva”. Segundo a jornalista e antropóloga, “os leitores irão se surpreender com o quanto suas tradições dinamizam os contatos e dão sentido às negociações”.

Nenhum comentário: