Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

sábado, 3 de novembro de 2012

MEC elimina candidatos que postaram foto do Enem em rede social


Marcelo Elias / Gazeta do Povo / Neste sábado, os candidatos fazem as provas de Ciências Humanas e da NaturezaNeste sábado, os candidatos fazem as provas de Ciências Humanas e da Natureza
AVALIAÇÃO

MEC elimina candidatos que postaram foto do Enem em rede social

O órgão afirmou que ainda não tem o total de estudantes envolvidos, mas alguns casos aconteceram antes do início das provas, quando fiscais viram os jovens fotografando cartões de respostas.
Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação e responsável pelo Enem, afirmou na tarde deste sábado (3) que flagrou candidatos postando fotos ou relatos em redes sociais já dentro das salas de prova do Enem e que esses estudantes foram desclassificados.
O órgão afirmou que ainda não tem o total de eliminados, mas alguns casos aconteceram antes do início das provas, quando fiscais viram os jovens fotografando cartões de respostas. É proibido entrar na sala de prova com celular.
Internet
Professores corrigem prova hoje e amanhã no site da Gazeta do Povo
Participantes do Enem 2012 poderão ter acesso a uma correção extraoficial das provas do exame nos dias de prova, 3 e 4 de novembro, no site da Gazeta do Povo. Os gabaritos oficiais das provas serão divulgados pelo Ministério da Educação só na próxima terça-feira, mas a Gazeta do Povo contará com um grupo de professores do Curso e Colégio Acesso, neste sábado, e do Bom Jesus e Decisivo, no domingo, que não apenas resolverão as questões, mas também comentarão as provas em vídeos.

  • Os estudantes que não foram flagrados no momento da postagem ainda poderão ser desclassificados caso as mensagens sejam encontradas nas redes sociais mesmo depois da realização do exame. No ano passado, ao menos oito jovens foram desclassificados por "tuitarem" dentro das salas no primeiro dia de provas.
Avaliação
Os primeiros estudantes que deixaram os locais de prova do Enem 2012, alguns até um pouco antes das 15 horas, apesar da recomendação do edital do concurso de que os alunos deveriam permanecer pelo menos duas horas nas salas de exame, afirmaram que as provas estavam fáceis. Alguns citaram algumas questões de Física como difíceis, mas, em geral, as provas de Humanas foram consideradas bastante acessíveis.
“Para quem estudou, foi bem tranquilo. Apenas dá um pouco de desgaste pelas questões extensas. Para mim, a pior parte foram algumas questões de Física”, declarou Guilherme Fernando, 17 anos, que fez o exame pela primeira vez. Diogo de Rezende, de 25 anos, concordou com Guilherme. Segundo ele, havia uma questão divertida e fácil na prova de Química, sobre ácidos e básicos, que perguntava como eliminar o cheiro de peixe.
A opinião dos dois estudantes, no entanto, não é a de todos os candidatos. Para Jéssica Amanda Weber, de 18 anos, por exemplo, que está fazendo o exame pela segunda vez, a prova deste ano estava mais complicada que a de 2011. Segundo ela, as questões ligadas à Ciências Humanas, como História, Geografia, Filosofia e Sociologia, tinham temas bastante atuais, ligados ao dia a dia, como aquecimento global, uso do petróleo e até botulismo estavam entre os assuntos das perguntas.
A prova
O Inep, órgão responsável pelo Exame, ainda não divulgou a quantidade de alunos faltosos. No total, são 5.791.290 inscritos de todos os estados do país, dos quais 280.135 são do Paraná, número recorde de participantes.
O exame, nos dois dias, tem quatro provas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas tratam de quatro áreas de conhecimento do ensino médio. Neste sábado, os candidatos fizeram as provas de Ciências Humanas que incluem as provas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia, e Ciências da Natureza, Química, Física e Biologia.
Por causa do exame, o trânsito nas proximidades do campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) esteve complicado na hora do almoço e precisou do trabalho dos agentes daSecretaria Municipal de Trânsito de Curitiba(Setran) para evitar congestionamento.
Fernanda Trisotto / Gazeta do Povo

Trânsito complicado perto da PUCPR
Para fugir do trânsito, estudantes chegaram cedo ao local. Jaqueline Ceci de Paula, 19 anos, saiu às 10 horas. “Queria esperar aqui, com tranquilidade. Não tenho muitas expectativas em relação à prova”, afirmou. É a segunda vez que ela faz Enem e tentará Farmácia e Bioquímica.
Fernanda Trisotto / Gazeta do Povo

Os irmãos Ísis e Eros Cordeiro Pereira, de 17 e 18 anos, com a mãe Edinete: saída cedo de casa para chegar com tranquilidade
Outros dois irmãos, Eros e Ísis Cordeiro Pereira, de 18 e 17 anos, também esperavam calmamente a abertura dos portões. “Pegamos um táxi às 10 horas”, conta Ísis. Os dois estudaram juntos e vieram à PUCPR com a avó e a mãe, a decoradora Edinete Maria Borges, 40 anos. “Não fiz mandingas nem simpatias, só estou aqui para dar o meu apoio”. Ao ouvir falar que fazer novenas era coisa de avó, a avó dos dois, que não quis se identificar disse, divertida: “não fiz novena, espero que a outra avó deles tenha feito”.
Domingo
No domingo (4), serão as provas de Matemática, Redação e Linguagens, que incluem questões de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira (inglês ou espanhol). Nesse dia, os candidatos terão uma hora a mais para responder as questões, até as 18h30.
O Enem é usado para a admissão em 95 instituições no país, incluindo 38 institutos federais. No Paraná, ele é a única forma de ingresso em instituições como a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), ou para complementar a nota dos alunos, como acontece na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Cuidados
Para evitar fraude, o Inep fez cinco versões diferentes das provas, identificadas pelas cores azul, amarelo, branco, rosa e cinza. As perguntas são as mesmas, mas aparecem em uma ordem diferente. Ao receber a prova, o candidato necessita conferir os dados pessoais registrados no cartão de resposta, na folha de redação e em outros documentos do exame.
Os candidatos devem usar apenas caneta com tinta preta, com embalagem transparente. É obrigatório apresentar o cartão de confirmação do Exame e um documento de identificação original com foto. Quem não tiver o documento deverá apresentar Boletim de Ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.

Nenhum comentário: