Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Mano Menezes é demitido da seleção brasileira


Antonio Scorza / AFP / Após 40 partidas em pouco mais de dois anos, Mano Menezes foi demitido da seleção brasileiraApós 40 partidas em pouco mais de dois anos, Mano Menezes foi demitido da seleção brasileira
SELEÇÃO BRASILEIRA

Mano Menezes é demitido da seleção brasileira

Saída do técnico foi concretizada após reunião entre dirigentes da CBF nesta sexta-feira. Felipão, atualmente desempregado, é o mais cotado para assumir o cargo.
Mano Menezes não é mais o técnico da seleção brasileira. A demissão foi definida na tarde desta sexta-feira (23) após uma reunião entre o presidente da CBF, José Maria Marin, o vice, Marco Polo del Nero, e o diretor de seleções da CBF, Andres Sanchez, na sede da Federação Paulista de Futebol. Mano assumiu a seleção depois da Copa do Mundo de 2010 e comandou a seleção em 40 partidas.
Trajetória
Mano Menezes chegou à seleção depois do fracasso do Brasil de Dunga na Copa do Mundo da África do Sul, em 2010. O treinador tinha a função de comandar uma seleção renovada, que estreou já com Paulo Henrique Ganso e Neymar entre os titulares. Mas o time que ele montou para a Copa América, em 2011, fracassou, eliminado nas quartas de final da competição do ano passado na Argentina.
O treinador falhou na tentativa de montar um time para a Copa do Mundo de 2014, que será jogada no Brasil. O seu maior teste foi nos Jogos Olímpicos de Londres, entre julho e agosto. Mas a geração de Lucas, Neymar, Oscar e Leandro Damião ficou com a medalha de prata, perdendo a final para o México.
Ainda assim, Mano ficou no cargo. Chamou Kaká de volta e definiu o quarteto de ataque com o jogador do Real Madrid ao lado de Oscar, Hulk e Neymar. A partir de setembro, a equipe evoluiu, goleando a China, o Iraque e o Japão. Mas aí veio o empate contra a Colômbia e a atuação pouco convincente diante da Argentina no Superclássico das Américas.
O treinador comandou o Brasil em 40 jogos, conquistando 27 vitórias, seis empates e sete derrotas. O problema é que a equipe tropeçou diante dos principais adversários de expressão que pegou nos últimos dois anos.
O técnico caiu depois de desavenças com Marin, que ultimamente já não confirmava a permanência do treinador a longo prazo.
O nome de Luiz Felipe Scolari é o mais cotado para ocupar a vaga. O treinador está desempregado desde que deixou o Palmeiras, neste ano, devido aos maus resultados da equipe, que acabou rebaixada para a Série B do Campeonato Brasileiro.
Marin esteve em Buenos Aires na noite de quarta-feira, para o jogo entre Brasil e Argentina, decisão doSuperclássico das Américas e que acabou sendo o último da era Mano. Mas foi embora quando o jogo estava 1 a 1. Não viu a decisão por pênaltis, a vitória do Brasil e a conquista do primeiro título da seleção brasileira em sua gestão.
A atitude contrasta com o que fez na final da Olimpíada de Londres, sua primeira competição no cargo. Logo após a derrota para o México em Londres-2012, o presidente da CBF foi ao vestiário e fez um discurso de apoio a Mano Menezes e aos jogadores.
Dias depois, em Estocolmo, onde a seleção venceu um amistoso contra a Suécia, Marin fez questão de falar com Mano na frente das câmeras. Apertou-lhe a mão, abraçou-o, deu entrevistas para bancá-lo no cargo.
Há duas semanas, no anúncio das sedes da Copa das Confederações, Marin foi novamente vago ao falar sobre a continuidade de Mano. "Vamos esperar passar o Natal", disse, quando questionado sobre o assunto.
Após a vitória nos pênaltis sobre a Argentina, o treinador fez um balanço positivo do ano da seleção - ressaltou o segundo semestre -, mas voltou a falar que "agora é o momento de ter serenidade".
Depois da derrota na decisão da Olimpíada, a seleção colecionou bons resultados. Bateu Suécia, África do Sul, China, Iraque e Japão; empatou com a Colômbia.
Nos duelos entre as seleções locais de Brasil e Argentina, os comandados por Mano venceram por 2 a 1 em Goiânia e perderam pelo mesmo placar em Buenos Aires. Mas levaram o título nos penais.
O ano oficialmente acabou para a seleção brasileira, que só volta a jogar no dia 6 de fevereiro de 2013, contra a Inglaterra, em Wembley.

Nenhum comentário: