Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Renovação de CNH no PR passa a ser feita pela internet em 2013


Condutor que estiver com documento perto do vencimento receberá correspondência com boleto para ser quitado e deverá fazer agendamento de exame pelo site do Detran.

A partir de 2013, os motoristas paranaenses não precisarão ir ao Departamento de Trânsito(Detran-PR) para renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida, anunciada nesta segunda-feira (26) pelo governo do Paraná, prevê que quando o documento estiver perto do vencimento, o condutor será notificado por uma correspondência. Ele então poderá agendar pela internet a consulta médica - necessária para a obtenção da renovação - e receberá a nova habilitação em casa.
A previsão do Detran-PR é modificar a forma de atendimento no início do próximo ano, mas a data exata não foi especificada. Os procedimentos necessários serão feitos nas clínicas credenciadas, com exceção da troca de fotografia.
O novo sistema
- A partir do momento em que o novo sistema entrar em vigor - em 2013 - um boleto com código de barras (no valor de R$ 101,79) - com um aviso do vencimento da CNH - chegará pelos Correios para o pagamento.
- Depois de efetuar o pagamento, o motorista deverá agendar, pelo site do Detran, a consulta médica exigida pela legislação de trânsito. 
- Na clínica, o exame físico e a coleta de impressões digitais serão os procedimentos realizados.
- No caso de ser aprovado no teste, o Departamento de Trânsito emite automaticamente a CNH, que tem prazo de cinco dias úteis para chegar até o endereço cadastrado pelo condutor.
Observação: o novo sistema será implantando apenas no ano que vem. Os condutores que forem renovar a carteira de habilitação agora - ainda em 2012 - precisam cumprir as exigências do sistema atual.
Mais informações podem ser obtidas no site do Detran.
Atualmente, os condutores são obrigados a repetir a troca da imagem do documento em todas as renovações. A partir da implantação do novo sistema, a foto precisará ser feita novamente apenas de 10 em 10 anos, de acordo com a Agência Estadual de Notícias, órgão oficial de comunicação do governo do Paraná.
O Detran-PR estima que no primeiro ano 527 mil renovações serão feitas pelo novo sistema. O número representa 64% do total previsto para o ano. Em três anos, o órgão de trânsito estadual estima que 1,4 milhão de habilitações sejam feitas sem a necessidade de comparecimento nas sedes físicas em todo o Paraná.
Fim de ano aumenta demanda
Os motoristas que têm a data de vencimento da CNH no fim de 2012 deverão se preparar para enfrentar um movimento maior que o normal. A previsão do Detran é de que a demanda por renovações aumente 40% entre o fim de novembro e dezembro com o pagamento de férias e 13º salários. O departamento convocou funcionários extras para dar conta do aumento no pedido de renovações e evitar filas.

Nenhum comentário: