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Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

VIAJANDO NA "MAIONESE"


Josué Teixeira/ Gazeta do Povo / Teresa Luporini, coordenadora do projeto, e Zélia Marochi, secretária de Educação: boa ideiaTeresa Luporini, coordenadora do projeto, e Zélia Marochi, secretária de Educação: boa ideia
EDUCAÇÃO

Projeto que leva docente a viajar pelo Brasil é premiado

Iniciativa da prefeitura de Ponta Grossa é uma das dez ganhadoras do Prêmio Inovação em Gestão Educacional.
Vencedores
Confira os projetos premiados por categoria:
Gestão Pedagógica
- Trombudo Central (SC): “Or­­ga­­nização das Práticas Pedagógicas”
Gestão de Pessoas
- Campinas: “Formação, Cur­­rí­­culo e Avaliação: trabalho coletivo para a educação integral”
- Ponta Grossa: “Educação Pa­­trimonial: o estudo do meio como metodologia para a formação continuada de professores”
Planejamento e Gestão
- Cerquilho (SP): “Escola e Família: parceria que promove sucesso”
- Brumado (BA): “Programa Municipal de Atenção e Aprendizagem”
- Rio do Sul (SC): “Fala, Comunidade”
- Salvador: “Mapa Digital da Edu­­cação”
Avaliação e Resultados Educacionais
- Gurupá (PA): “Prova Gurupá”
- Rio das Ostras (RJ): “Saero – Sistema de Avaliação Educacional de Rio das Ostras”
- Santa Bárbara de Goiás: “Ma­­­­peamento Educacional: garantindo condições de qualidade no sistema de ensino municipal”
Estímulo ao estudo
As crianças têm aulas baseadas nas viagens dos professores e, pelo menos uma vez por ano, também fazem visitas a lugares próximos para conhecer um pouco mais sobre o Paraná. Para a secretária municipal de Educação de Ponta Grossa, Zélia Maria Lopes Marochi, o projeto repercutiu positivamente no aprendizado. Ela afirma que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) melhorou. Em 2005, antes do projeto, o índice era de 4,7 pontos e, em 2011, foi de 6,0 para os anos iniciais do ensino fundamental.

Antes de dar uma aula sobre História do Brasil, que tal visitar o centro histórico do Rio de Janeiro? Foi isso que professores de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, fizeram. Um projeto iniciado em 2006 leva docentes da rede municipal a lugares que possam ser usados como ponto de partida para as aulas do 5.º ano do ensino fundamental. Por seus resultados, o projeto “Educação patrimonial: o estudo do meio como metodologia para a formação continuada de professores” recebeu do Ministério da Educação no último dia 19, em Brasília, o Prêmio Inovação em Gestão Educacional 2011.
Dos 157 projetos recebidos nesta edição, 20 foram selecionados por uma comissão julgadora para serem visitados. Após a checagem das informações dos projetos finalistas, saiu a lista dos dez vencedores. Ponta Grossa representou o Paraná na categoria Gestão de Pessoas. A premiação não é em dinheiro, mas os projetos vencedores são incluídos no banco de dados do ministério como exemplos de boas práticas e podem ser replicados em outros municípios.
A coordenadora do projeto e assessora de gestão educacional da Secretaria Municipal de Educação, Teresa Jussara Luporini, explica como funciona a iniciativa: todo ano seleciona-se um professor de cada escola e uma reunião é realizada para definir a temática a ser trabalhada e o roteiro das viagens. Dos 80 professores que participam do projeto, cerca de 60 realizam as viagens, já que alguns não podem se ausentar da cidade. O projeto inclui uma viagem nacional por ano e viagens locais e regionais a cada mês. Neste ano, por exemplo, os professores foram a Manaus, no Amazonas.
Os passeios são conduzidos por guias turísticos. Teresa explica que muitos estudantes começam a trabalhar o tema proposto antes da partida do professor e reforçam o conteúdo após a viagem.
Em seis anos, o projeto já promoveu visitas a diversos locais. “Começamos com os distritos rurais de Ponta Grossa. Muitos professores davam aulas sobre os distritos sem nunca terem visitado nenhum deles”, diz Teresa. As excursões também já tiveram como destino o Litoral do Paraná, Foz do Iguaçu e as cidades históricas de Minas Gerais. 

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