Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Prazo para escolher sistema de cotas termina nesta quinta (29)


Henry Milleo / Agência de Notícia Gazeta do Povo / Vestibulandas comemoram o resultado da 1.ª fase da UFPRVestibulandas comemoram o resultado da 1.ª fase da UFPR
VESTIBULAR UFPR

Prazo para escolher sistema de cotas termina nesta quinta (29)

Interessados devem acessar o site do Núcleo de Concursos da UFPR.
Os estudantes aprovados para a segunda fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que querem concorrer a uma vaga nos sistemas de cotas adotados pela instituição têm até as 23h59 desta quinta-feira (29) para acessar o site do Núcleo de Concursos da UFPR e fazer a escolha. Esse período de alteração na inscrição foi acrescentado ao edital do concurso para atender às exigências da nova Lei de Cotas, sancionada neste ano.
Os estudantes podem optar pelo sistema de cotas da própria UFPR, que funciona desde 2004, ou pelo estabelecido pela Lei 12.711/2012. Neste ano, o modelo da UFPR reserva 27,5% das vagas de todos os cursos a cotistas. A metade é destinada a estudantes que fizeram todo o ensino fundamental e médio em escola pública e o restante a cotistas raciais.

EscolhaJá o sistema estabelecido pela Lei de Cotas destina 12,5% das vagas a alunos que cursaram o ensino médio na rede pública. Metade dessas vagas é direcionada a candidatos com renda familiar inferior a 1,5 salário por pessoa. Além disso, a distribuição pelo sistema federal deve respeitar o porcentual de negros, pardos e indígenas estabelecido pelo IBGE. No Paraná, essa taxa é de 31%.
Segundo a UFPR, para acessar o sistema no site do NC é preciso ter em mãos o número de inscrição e o CPF. O sistema é autoexplicativo e mostra, por curso, o número de vagas disponíveis em cada sistema de cotas e na concorrência geral. Caso o aluno opte por um padrão de cota, a opção estará marcada no comprovante de ensalamento, que será divulgado em 4 de dezembro.
Se o candidato não optou pelo sistema de cotas no momento da inscrição, pode fazê-lo agora. Aqueles que não fizerem o recadastro no site da UFPR até esta quinta (29) seguem na disputa pelas vagas da concorrência geral ou do sistema de cotas da UFPR, conforme a inscrição inicial. Além das 5.087 vagas ofertadas no processo seletivo, a UFPR também disponibiliza 529 vagas que serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Nenhum comentário: