Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Pechincha com nostalgia


Roberto Dziura Júnior/ Gazeta do Povo / Discos e livros são os destaques do sebo Trovatore, em Curitiba: é preciso tempo para ver tudoDiscos e livros são os destaques do sebo Trovatore, em Curitiba: é preciso tempo para ver tudo
RARIDADES

Pechincha com nostalgia

Espalhados pela cidade, sebos físicos fazem a alegria de universitários e colecionadores. Para os que não têm tempo ou paciência, versão virtual é a solução.
Os sebos (lojas que comercializam livros e revistas usados) são uma mão na roda para fãs de literatura e antiguidades. Além de oferecer produtos por um preço menor que os novos, ainda possibilitam encontrar títulos raros ou esgotados e, com sorte, até mesmo edições autografadas. Em Curitiba, há inúmeros sebos, especialmente no centro da cidade. Sejam pequenos e improvisados ou grandes e muito organizados, os locais atraem desde estudantes que pechincham títulos acadêmico até colecionadores atrás de raridades.
Mas garimpar livros em sebos físicos não é tarefa para qualquer um: há os desprovidos de paciência e também os que são impedidos pela rinite. Para esses casos, vários sites reúnem os acervos de sebos do Brasil inteiro e permitem a compra pela internet.
A um clique
Precisa de um livro, não quer sair de casa para comprá-lo e ainda economizar? Há vários sites que reúnem os acervos de sebos de todo o Brasil. Confira:
www.estantevirtual.com.br: oferece mais de 10 milhões de títulos de livros usados e seminovos .
www.sebosonline.com : disponibiliza um amplo acervo de livros, revistas, gibis, CDs, DVDs, VHS e discos de vinil, dos raros aos novos.
www.livronauta.com.br: são mais de 3,5 milhões de livros de mais de 500 sebos do Brasil, além de CDs, DVDs e LPs.
www.sebol.com.br: sistema criado em 2001 para facilitar a troca, compra e venda de livros entre internautas. Tem cerca de 51 mil livros cadastrados.
www.livrosdificeis.com.br: especializado em buscar livros raros ou esgotados. O cliente solicita a busca por um determinado título, que é procurado em bibliotecas particulares, internet e leilões, sem custo adicional.
Antiguidades
Dona de sebo há 22 anos, Valeria Vargas Costa entrou no ramo por causa da paixão por coisas antigas: livros, fotografias, gravuras e LPs encantavam a ela e ao marido. “A gente sentia a falta de um sebo em Curitiba que não vendesse só livros, mas que tivesse uma loja do colecionador. Por isso montamos a Trovatore e o Fígaro”, conta.
Os dois sebos da família vendem diversos itens além dos livros – de cartões postais a porcelanas. As antiguidades são voltadas para os colecionadores. Já os livros – romances, acadêmicos ou técnicos – são oferecidos por preços menores que os novos, para atingir um público mais diversificado. “O livro tem de estar sempre vivo na estante das pessoas, e não morto em uma biblioteca que ninguém mexe”, defende Valeria.
Pelas prateleiras da Tro­­va­­tore e do Fígaro, já passaram algumas relíquias. Valeria e o marido costumam receber ligações de pessoas que querem fazer doações ou se desfazer de suas bibliotecas particulares. Com isso, já adquiriram obras de ilustres paranaenses, como o historiador David Carneiro, o escritor Valêncio Xavier e o crítico Temístocles Linhares, que tinha grande parte de sua coleção composta por primeiras edições autografadas pelos autores. “Nosso papel é de salvamento da memória, principalmente do Paraná. Adoro trabalhar em sebo: meus concorrentes são meus amigos e meus fregueses são amigos também”, resume.
Cuide bem
Quer que seus livros fiquem bem conservados por mais tempo? Aí vão algumas dicas:
- A poluição traz partículas de graxa que se depositam nos livros e penetram no papel. Uma dica é fazer uma higienização periódica nos livros, a cada dois meses. Use um pincel de cerdas largas para varrer os cortes do livro. Na encadernação, use uma flanela limpa e seca.
- Se aparecerem manchas de fungos em capas plastificadas, você pode limpá-las com uma solução de lisoforme diluído em um litro de água. Se a capa não é plastificada, use pó de borracha branca: friccione suavemente e limpe com pincel. Nas capas de couro, são recomendadas ceras apropriadas.
- Quando comprar livros em sebos, faça uma higienização página por página, para evitar trazer algum inseto para a sua coleção.
- Para transportar livros, pode-se usar sacos plásticos, mas não os deixe acondicionados nas embalagens por períodos longos.
- Se o livro molhou, não o coloque no sol ou no forninho! Use toalhas de papel absorvente entre as páginas. Depois de tirar o excesso, coloque o livro semiaberto em um local com muita ventilação. Isso vai evitar a formação de bolor.
- Use marcadores de página de papel. Evite clipes, elástico, papéis de doce e folhas ou pétalas. Isso pode danificar as páginas.
Fonte: Bety de Luna, especialista em conservação de bens culturais móveis e servidora da divisão de preservação da Biblioteca Pública do Paraná.

Nenhum comentário: